Desmame noturno: como eliminar as mamadas noturnas para seu bebê

Se a mamada de seu bebê demorar mais de cinco minutos, você pode reduzir lentamente a quantidade de tempo que gasta alimentando-o ao longo de 5 a 7 noites.

Desmame noturno, mamadas noturnas, mamadas noturnas para seu bebê, bebê amamentando, amamentando bebê à noite, hábito de alimentação noturno, paternidade, notícias expressas indianasA principal chave para o sucesso é garantir que seu filho coma o suficiente durante o dia, para que fique menos interessado em fazer lanches à noite. (Foto: Getty / Thinkstock)

Por Dr. Suresh Gowda

O desmame noturno é para seu bebê acordar no meio da noite para comer. Você receberá a primeira mamadeira ou mamadeira ao acordar de manhã, mamará ou beberá algumas mamadeiras durante o dia e a última mamadeira ou mamadeira pouco antes de deitar. É normal que os bebês evitem amamentar gradualmente à noite, pois seus estômagos podem conter mais comida com o passar do tempo.

Do ponto de vista do desenvolvimento, os bebês podem dormir a noite toda quando têm quatro a seis meses de idade, o que é definido como seis a oito horas sem comer. Nessa idade, a maioria dos bebês pesa 5 a 5 quilos e não precisa mais metabolizar seu peso durante a noite. Quando seu bebê atinge a idade e o peso certos, você pode decidir exatamente quando parar de mamar à noite. Alguns pais começam quando acham que é hora de voltar a dormir, enquanto outros pais observam seus bebês em busca de sinais, como menor tempo de alimentação todas as noites ou acordar menos frequente. Não importa o que aconteça, você deve obter a aprovação do seu pediatra antes de iniciar o desmame noturno. Saiba também que não há necessidade de desmame noturno entre quatro e seis meses. Se você preferir esperar mais ou apenas reduzir uma ou duas doses por noite, tudo bem.

TAMBÉM LEIA|Até que idade uma criança pode usar fraldas? Um pediatra responde

Desmame noturno de bebês amamentados

Leva tempo para os bebês amamentados ou alimentados com mamadeira se ajustarem a não comer à noite. Mas se você estiver amamentando, o desmame noturno também pode ajustar seu corpo e o suprimento de leite. Algumas dicas para ajudar a amamentar bebês para facilitar a transição:

Certifique-se de que a criança seja alimentada o suficiente durante o dia para evitar alimentá-la à noite

Quanto mais calorias seu filho consome durante o dia, menos calorias ele precisará à noite. Bebês amamentados com menos de seis meses que não começaram a comer alimentos sólidos devem comer a cada duas a três horas durante o dia por um total de oito a 12 refeições em um período de 24 horas. Depois disso, cinco a seis mamadas por dia se tornaram a norma.

Desacelerar

Cortar várias mamadas durante a noite de uma vez pode causar ingurgitamento desconfortável e aumentar o risco de mastite. Também pode diminuir o suprimento de leite materno. Em vez disso, concentre-se na alimentação apenas uma vez: estenda o tempo entre as refeições ou diminua o tempo de alimentação em alguns minutos a cada noite.

TAMBÉM LEIA|Um copo de leite e outros truques antes de dormir para ajudar seu filho a dormir bem

A bomba é confortável

Se seus seios começarem a ficar cheios antes de dormir ou no meio da noite, bombear à noite pode aliviar um pouco o estresse.

Bebês com mamadeira em desmame noturno

Da mesma forma, a principal chave para o sucesso é garantir que seu filho coma o suficiente durante o dia, para que fique menos interessado em fazer lanches à noite. Depois que seu bebê tiver idade e peso o suficiente para ser desmamado, ele normalmente beberá de 24 a 32 onças em 24 horas. Depois de começar a comer alimentos sólidos, seu bebê pode ajustar ligeiramente a ingestão de leite. Quanto mais onças a criança consome ao acordar, menos leite ela precisará beber nas primeiras horas da manhã.

Se a mamada do seu bebê demorar mais de cinco minutos, você pode reduzir lentamente a quantidade de tempo que passa alimentando-o ao longo de 5-7 noites. Isso ajudará seu bebê a se aclimatar ao turno.

TAMBÉM LEIA|Como solucionar problemas de sono de bebês e crianças pequenas

Veja como fazer:

• Calcule a duração da mamada noturna do seu bebê.

• A cada duas noites, reduza o tempo que seu bebê passa amamentando em 2 a 5 minutos.

• Depois de cada amamentação abreviada, recomponha o bebê usando as técnicas de acomodação de sua escolha.

• Pare de alimentar seu filho se ele estiver se alimentando por cinco minutos ou menos.

(O escritor é Pediatra e Neonatologista Consultor, Hospitais de Maternidade, Bangalore.)

Para todas as últimas notícias para pais, faça o download Indian Express App.