Prêmio Nobel de Economia de 2021 concedido a David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens

A Real Academia Sueca de Ciências disse que os três reformularam completamente o trabalho empírico nas ciências econômicas.

(Da esquerda para a direita) David Card, Joshua D Angrist e Guido W Imbens. (Twitter / Prêmio Nobel)

Três economistas sediados nos EUA ganharam o prêmio Nobel de Economia de 2021 na segunda-feira por pesquisas pioneiras sobre os impactos do salário mínimo, imigração e educação no mercado de trabalho, e por criar a estrutura científica para permitir que conclusões sejam tiradas de estudos que não podem ser usados. metodologia tradicional.

O canadense David Card, da Universidade da Califórnia em Berkeley, recebeu metade do prêmio, enquanto a outra metade foi dividida por Joshua Angrist do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e pelo holandês Guido Imbens, 58, da Universidade de Stanford.

[id oovvuu-embed = 91005390-63e2-4a71-8db1-08533165fe88 ″]

Os estudos de Card sobre questões centrais para a sociedade e as contribuições metodológicas de Angrist e Imbens mostraram que os experimentos naturais são uma rica fonte de conhecimento, disse Peter Fredriksson, presidente do Comitê de Ciências Econômicas. Suas pesquisas melhoraram substancialmente nossa capacidade de responder às principais questões causais, o que foi de grande benefício para a sociedade.

Card trabalhou em uma pesquisa que usou restaurantes em Nova Jersey e no leste da Pensilvânia para medir os efeitos do aumento do salário mínimo. Ele e seu falecido parceiro de pesquisa Alan Krueger descobriram que um aumento no salário mínimo por hora não afetou o emprego, desafiando a sabedoria convencional que afirmava que um aumento no salário mínimo levaria a menos contratações.

O secretário permanente da Real Academia Sueca de Ciências Goran K. Hansson, centro, anuncia o Prêmio Nobel de Economia de 2021, acompanhado por membros da Real Academia Sueca de Ciências Peter Fredriksson, à esquerda, e Eva Mork, durante uma coletiva de imprensa no Royal Swedish Academia de Ciências, em Estocolmo, Suécia, segunda-feira, 11 de outubro de 2021. (AP)

O trabalho de Card também desafiou outra ideia comum, de que os imigrantes diminuem os salários dos trabalhadores nativos. Ele descobriu que a renda dos nativos pode se beneficiar com a nova imigração, enquanto os imigrantes anteriores são os que correm o risco de ser afetados negativamente.

Angrist e Imbens ganharam sua metade do prêmio por trabalharem nas questões metodológicas que permitem aos economistas tirar conclusões sólidas sobre causa e efeito, mesmo quando eles não podem realizar estudos de acordo com métodos científicos estritos.

Falando por telefone de sua casa em Massachusetts, Imbens disse a repórteres reunidos para o anúncio de que ele estava dormindo quando veio a ligação.

A casa toda estava adormecida, tivemos um fim de semana agitado, disse Imbens. Fiquei absolutamente emocionado ao ouvir a notícia.

Ele disse que estava especialmente emocionado por Angrist, que foi o padrinho de seu casamento.

Ao contrário dos outros prêmios Nobel, o prêmio de economia não foi estabelecido no testamento de Alfred Nobel, mas pelo banco central sueco em sua memória em 1968, com o primeiro vencedor selecionado um ano depois. É o último prêmio anunciado a cada ano.

Na semana passada, o Prêmio Nobel da Paz de 2021 foi concedido aos jornalistas Maria Ressa das Filipinas e Dmitry Muratov da Rússia por sua luta pela liberdade de expressão em países onde os repórteres enfrentaram ataques persistentes, assédio e até assassinato.

Ressa foi a única mulher homenageada este ano em qualquer categoria.

O Prêmio Nobel de Literatura foi concedido ao escritor tanzaniano Abdulrazak Gurnah, residente no Reino Unido, que foi reconhecido por sua penetração intransigente e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino dos refugiados.

O prêmio de fisiologia ou medicina foi para os americanos David Julius e Ardem Patapoutian por suas descobertas sobre como o corpo humano percebe a temperatura e o tato.

Três cientistas ganharam o prêmio de física pelo trabalho que encontrou ordem na aparente desordem, ajudando a explicar e prever forças complexas da natureza, incluindo a expansão de nossa compreensão das mudanças climáticas.

Benjamin List e David W.C. MacMillan ganhou o prêmio de química por encontrar uma maneira mais fácil e ambientalmente mais limpa de construir moléculas que podem ser usadas para fazer compostos, incluindo medicamentos e pesticidas.