O Typhoon Dolphin do Pacífico dirige-se ao norte de Guam

'Uma banda pesada está se movendo pela ilha e o olho atingirá o norte de Guam', disse ele à Associated Press.

Typhoon Dolphin, Typhoon Dolphin Pacific Ocean, Typhoon Dolphin Guam, Typhoon Guam, Typhoon pacific ocean, Guam, tufões dos EUA, notícias dos EUA, notícias do mundo, expresso indianoAs árvores se dobram e balançam com os ventos crescentes no Paseo durante a aproximação do Typhoon Dolphin na sexta-feira em Guam. (Fonte: foto AP)

Um poderoso tufão do Pacífico deve atingir o território norte-americano de Guam na noite de sexta-feira. O meteorologista sênior Mike Middlebrooke disse que o Typhoon Dolphin provavelmente atingirá a parte norte do território dos Estados Unidos por volta das 20h, horário de Guam (3h PDT).

Uma banda pesada está se movendo pela ilha e o olho atingirá o norte de Guam, disse ele à Associated Press. Ele disse que partes da ilha já estavam experimentando os fortes ventos da tempestade. Chuvas constantes e ventos fortes açoitaram a ilha por várias horas na sexta-feira.

O Dolphin - com ventos sustentados estimados em 110 mph - estava se movendo lentamente pelo Pacífico e estava centrado a cerca de 40 milhas de Guam às 18h30.

[postagem relacionada]

Middlebrooke alertou que o sistema pode se desviar, então os meteorologistas estão observando de perto. Os residentes desta ilha de cerca de 160.000 habitantes estão se preparando para ventos e inundações potencialmente prejudiciais.

Cinco escolas públicas estão servindo como abrigos de emergência para 748 residentes. Vinte e quatro mulheres grávidas fizeram o check-in no Guam Memorial Hospital, de acordo com o gabinete do governador Eddie Calvo.

Os residentes começaram a se preparar seriamente para o tufão na quinta-feira, quando Calvo ordenou que as agências tomassem precauções especiais. Isso desencadeou filas mais longas nos postos de gasolina e aumentou as vendas de água engarrafada.

Dayann Henry, 28, e 15 parentes buscaram refúgio em um abrigo de emergência na George Washington High School, no centro de Guam. Quando disseram que o tufão ia ser grande, fomos ao prefeito e pedimos ajuda. O prefeito nos trouxe aqui, disse Henry, que mora em uma casa de madeira e lata.

Charleen Betwell, 30, também se hospedou em George Washington com vários membros da família. Já passei por tufões, mas esta é minha primeira vez em um abrigo, disse ela. Estou apenas gostando de ver as crianças brincando. É bom que eles não estejam com medo.

Anton Edward, 52, dono de uma locadora de vídeo que abriu ao meio-dia de sexta-feira com o vento forte, disse que não se preparou. Os outros negócios e residentes estão preparados para a tempestade, mas eu não. Estamos olhando para os ventos. Não sei se ficaremos abertos o dia todo, disse ele.

Guam estava surfando, com uma praia na costa leste registrando ondas de 5 metros.

A meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional, Genny Miller, disse que as agências provavelmente manterão alertas de ondas altas por 24 horas após a passagem do tufão.

Algumas companhias aéreas cancelaram voos com chegada ou partida de Guam na sexta-feira. As autoridades alertaram os residentes em áreas baixas para ficarem atentos a inundações e para se mudarem para áreas mais altas, se necessário.

As autoridades dizem que ninguém, exceto o pessoal de segurança pública e resposta a emergências, deve estar ao ar livre depois das 5 da manhã de sexta-feira. Os tufões são iguais aos furacões e ciclones. Termos distintos para as tempestades são usados ​​em diferentes partes do mundo.

O clima tropical afeta Guam com frequência, tanto que os oficiais militares dos EUA gostam de dizer que está localizado em Typhoon Alley. Dois tufões e uma tempestade tropical afetaram Guam nos últimos oito meses, incluindo o Dolphin.

Mas a ilha raramente é atingida diretamente por tufões porque sua área de terra é muito pequena. O último impacto direto foi em 2002, quando um supertufão, Pongsona, matou um e causou cerca de US $ 250 milhões em danos. Existem duas bases militares americanas em Guam, a Base da Força Aérea Andersen e a Base Naval de Guam. Ambos foram fechados na sexta-feira para todos, exceto para o pessoal essencial.

Uma mensagem da linha direta da Marinha alertava as pessoas para não dirigir e evitar sair de casa. Existem cerca de 4.000 marinheiros designados para Guam, juntamente com 6.500 dependentes.

Um guia de preparação para tufões no site de Andersen observa que as habitações da Marinha e da Força Aérea em Guam são construídas com concreto armado, permitindo-lhes resistir a fortes ventos de tufão. O site incentiva as pessoas a verificarem com antecedência as venezianas para garantir que estejam funcionando e permaneçam lá dentro.