Atividades físicas que ajudam no desenvolvimento e crescimento do cérebro das crianças

A atividade física e os esportes trazem benefícios imediatos e habituais à saúde. O impacto agudo de uma atividade física moderada a vigorosa é reduzir a ansiedade, melhorar o sono, melhorar o estado de alerta cognitivo e a função.

saúde infantil, obesidade infantil, atividades físicas para crianças, crianças praticando esportes, esportes e desenvolvimento em crianças, atividade física e saúde em crianças, condicionamento físico em crianças, paternidade, notícias expressas indianasOs esportes físicos não apenas os ajudam a crescer fisicamente, mas também a aprimorar suas habilidades de tomada de decisão. (Foto: Getty / Thinkstock)

Por Dr Himani Narula

A inatividade física é hoje considerada a principal causa de mortalidade global. Em crianças, pode levar ao aumento da incidência de obesidade e outros distúrbios do estilo de vida. Há um aumento alarmante da obesidade em crianças observado na última década, que é secundário ou à falta de atividade física ou à alimentação excessiva. As atividades físicas na primeira infância são extremamente importantes para ajudar a reduzir o aumento dos riscos à saúde associados à obesidade e ao sobrepeso.

A atividade física e os esportes trazem benefícios imediatos e habituais à saúde. O impacto agudo de uma atividade física moderada a vigorosa é reduzir a ansiedade, melhorar o sono, melhorar o estado de alerta cognitivo e a função. A atividade física regular pode ter um impacto habitual na ansiedade, sono profundo, funções executivas como capacidade de planejar, organizar, inibir ou facilitar comportamentos e controle de emoções. Isso não só ajuda a melhorar a velocidade de processamento, mas também atualiza o desempenho acadêmico.

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Crianças pré-escolares de 3 a 5 anos devem ser incentivadas a se envolver em brincadeiras ativas e atividades estruturadas, como jogar jogos e andar de bicicleta ou triciclo. Eles precisam se envolver em atividades que lhes permitam mover seus corpos (rastejar, rastejar, deslizar, pular, pular, correr, deslizar e escalar) em diferentes direções e em diferentes superfícies (plana, inclinada, ondulada, molhada e seca) . Eles também precisam praticar o controle postural e o equilíbrio. Eles devem ser capazes de mover seus corpos para cima e para baixo no espaço sem tocar o solo (pular, pular, pular, quicar e pular), bem como experimentar vários tipos de contorção corporal (girar, girar, rolar, torcer, cair , gesticulando, dobrando, esticando e alcançando).

É importante para eles aprenderem sobre a direcionalidade (para cima, para baixo, lateralmente, para trás e para frente) e diferentes sequências temporais (indo rápida ou lentamente, rápido ou lento, e movendo o corpo de acordo com diferentes formas de música, bem como diferentes ritmos ou padrões de som).

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Crianças de 6 a 17 anos podem desfrutar de benefícios de saúde substanciais ao praticar atividades físicas de intensidade moderada e vigorosa por até 60 minutos ou mais todos os dias, variando de exercícios aeróbicos a atividades de fortalecimento muscular e ósseo. Correr, nadar, dançar, pular, pular, pular corda e andar de bicicleta são alguns exemplos.

As atividades de fortalecimento muscular que as crianças podem desfrutar podem ser desestruturadas e podem fazer parte das brincadeiras, como brincar com equipamentos de playground, subir em árvores e brincar de cabo de guerra. Corrida, basquete, tênis, pular corda e amarelinha são atividades que aumentam a resistência e o crescimento ósseo.

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As crianças precisam experimentar uma variedade de formatos de equipamentos usados ​​em esportes físicos por meio da memória visual, memória simbólica, linguística, cinestésica e propriedades proprioceptivas de cada formato (redondo, oval, quadrado, fino, torcido e reto). As características físicas dos itens esportivos, como tacos, bolas, tacos de hóquei e raquetes, devem ser disponibilizadas. Eles devem ser expostos a uma variedade de conceitos e ações.

Uma experiência forte versus fraca, pesada versus leve, suave versus áspera, suavemente versus espasmódica, empurrar versus puxar fornecerá às crianças habilidades fundamentais que lhes permitirão superar desafios físicos e mentais. Essas experiências também os ajudarão a aumentar a confiança em sua capacidade de executar habilidades. Os esportes físicos não apenas os ajudam a crescer fisicamente, mas também a aprimorar suas habilidades de tomada de decisão, desenvolvimento socioemocional, ensinando espírito de equipe, aceitando vitórias e derrotas e fazendo amigos.

(O escritor é um pediatra de desenvolvimento e comportamento, e o diretor e cofundador do Continua kids)

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