Rosa é a nova cor do 'Mar Morto' da China

Um lago salgado na China, conhecido como 'Mar Morto' do país, ficou rosa de um lado, atraindo visitantes curiosos para o terceiro maior lago interior de sulfato de sódio do mundo, de acordo com uma reportagem da mídia. A cor rosa em Yencheng Salt Lake é devido a uma alga chamada dunaliella salina, que muda sua cor original, fazendo com que pareça verde de um lado e rosa do outro, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

O lago, localizado na cidade de Yuncheng, no norte da China, na província de Shanxi, é um dos três lagos salgados interiores com sulfato de sódio do mundo, cobrindo uma área de 132 quilômetros quadrados. As cores duais duram muitos anos e a vista só desaparece no inverno, quando o lago seca. O lago também foi notícia no ano passado, quando ficou vermelho-sangue por causa das mesmas algas.

Segundo geólogos, foi formado há cerca de 50 milhões de anos. O teor de sal é semelhante ao do Mar Morto, permitindo que os humanos flutuem sobre ele, ganhando assim o apelido de 'Mar Morto da China'. Os chineses começaram a usar o lago há pelo menos 4.000 anos. Hoje, o lago ainda produz sal para uso industrial, disse o relatório.