Brinque e aprenda: estimulando a aprendizagem bloco a bloco

Blocos de LegoImagem representativa (Fonte: Getty Images)

A Lego pode ajudar os alunos a se tornarem inovadores no pensamento e na solução de problemas?

Por Ian Davies

Lego é mais do que apenas um brinquedo e sua filosofia de aprendizagem através da brincadeira capacita as crianças a se tornarem alunos criativos, engajados e para o resto da vida. Isso se encaixaria perfeitamente em um modelo de aprendizagem em escolas onde a ênfase está na aprendizagem ativa como a rota pela qual os alunos desenvolvem o pensamento crítico, assumem o controle de sua própria aprendizagem e aprimoram as habilidades sociais por meio de uma educação baseada em valores que permite que nossos alunos com alto desempenho se tornem cidadãos globalmente responsáveis. Ainda mais, eles se tornam líderes genuínos.

Ele não apenas enriquece o currículo tornando um programa Science STEAM realista ao lidar com experimentos práticos emocionantes, mas seu aprendizado experiencial cuidadosamente elaborado desenvolve ao longo do tempo uma estrutura de habilidades pessoais que promove o impulso da criança para aprender, sua capacidade de imaginar alternativas e se conectar com seu entorno de uma forma positiva.

Uma série de descobertas da neurociência sugerem que, à medida que o aprendizado se torna amplo, interconectado e dinâmico, ele leva à inovação no pensamento e na solução de problemas. Uma aula de aprendizado de Lego desafia os alunos a fazer conexões a partir de seu aprendizado em todas as disciplinas. Sim, inglês, línguas, escrita e ciências sociais, por exemplo, também fazem parte da experiência com forte ênfase nas habilidades de comunicação. Conforme os alunos respondem a problemas definidos por meio das atividades, eles conectam conceitos e habilidades, aplicando seus conhecimentos e até mesmo gerando novas ideias.

Para ilustrar a afirmação por meio de um exemplo: Os alunos podem receber a tarefa de projetar uma máquina que beneficie a vida de outras pessoas. Eles poderiam construir máquinas que entregam comprimidos por meio de um dispensador controlado por computador, um robô rastreador que detecta obstáculos (muito útil para deficientes visuais) ou um modelo que pega e manipula objetos (útil em muitas situações). Vemos alunos pensando na sociedade em que vivemos, criando uma solução que funcione por meio de habilidades técnicas avançadas e desenvolva as habilidades pessoais afetivas de trabalhar com outras pessoas em equipes diferentes.

Um aspecto frequentemente subestimado é permitir que as crianças cometam erros em um ambiente onde percebem o potencial de fazê-lo. Reconhecer isso é um aspecto importante para produzir uma resposta. Alguns alunos usam essa situação prática para valorizar suas habilidades artísticas, de design e de informática. Outros pensam sobre as maneiras práticas pelas quais o produto pode realmente ser produzido em massa, ecoando as habilidades empreendedoras. A Lego chega a afirmar que o desenvolvimento de um programa social e de aprendizagem cuidadosamente apoiado pode levar a uma adolescência e uma vida adulta mais felizes por meio de notas acadêmicas mais altas e melhor saúde. Nossa experiência pessoal ainda não observou isso, mas nosso 'pressentimento' é que a aprendizagem superficial, por meio da qual ocorre a simples memorização de fatos e informações, é substituída por uma aprendizagem mais profunda, onde o conhecimento está conectado a compreensões conceituais do mundo real e níveis mais elevados de pensamento crítico . Como professores, sabemos que a aprendizagem não ocorre no vácuo. É necessário um contexto de vida real para que o raciocínio se baseie e desenvolva ideias para criar novos paradigmas. Da mesma forma, certamente vemos uma maior valorização do meio ambiente, o que não é ruim no mundo de hoje.

Nosso Laboratório de Inovação Lego é visto como um investimento em nosso aprendizado e, portanto, em nossos alunos. Experiências envolventes significativas e socialmente interativas nos dão poder como professores à medida que nossos alunos experimentam um sucesso genuíno. Provavelmente, isso é ainda mais importante para alunos da pré-escola e do ensino fundamental, mas é igualmente eficaz para alunos mais velhos. No final do dia, é ver os sorrisos nos rostos dos alunos ao lado de seus pedidos contínuos se eles podem ir e aprender com Lego que torna o nosso dia. Porque sabemos que eles estão se dando uma vantagem em seu próprio futuro. E é isso que nos esforçamos para alcançar como educadores.

(O escritor é chefe da escola, Garodia International Center for Learning Mumbai-GICLM.)