Desejos da gravidez: dicas de alimentação saudável e alimentos a evitar

gravidez e alimentação saudável, alimentos para gravidez para comer, alimentos para gravidez para evitar, desejos saudáveis, desejos não saudáveis, desejos para gravidez, paternidade, notícias expressas indianasEm vez de comer chocolates regulares, opte por chocolates escuros durante a gravidez. (Foto: Getty / Thinkstock)

Por Divya R

Durante a gravidez, uma alimentação saudável e nas quantidades certas pode ter efeitos maravilhosos no feto em crescimento. Devido às alterações hormonais e principalmente ao esgotamento de um neurotransmissor chamado Dopamina, as mulheres grávidas apresentam alterações de humor e depressão. Isso faz com que uma mãe grávida coma mais ou deseje alimentos que o façam sentir-se bem, o que pode levar a um ganho de peso extra e outras complicações durante a gravidez.

PICA é um comportamento incomum de uma mulher grávida em que ela sente vontade de comer algo peculiar. Isso também é chamado de desejo por gravidez. A razão por trás desse desejo incomum pode ser devido a mudanças hormonais, deficiências nutricionais ou aumento do olfato e paladar durante a gravidez. Às vezes, as mulheres grávidas também anseiam por substâncias não alimentares, como lascas de gelo, sabão em pó, amido, argila, cinza de cigarro, giz, antiácidos e outras substâncias. Eles podem ser muito prejudiciais devido a problemas de toxicidade ou bloqueio. Portanto, eles devem ser informados dos sinais de perigo de comer essa substância em particular.

TAMBÉM LEIA|Por que mães que amamentam devem comer frutas cítricas

O desejo da gravidez pode começar nas 4-5 semanas do primeiro trimestre e atinge seu pico durante o segundo trimestre, mas pode ocorrer a qualquer momento durante a gravidez. Portanto, essa mudança repentina nos hábitos alimentares maternos durante a gravidez deve ser bem monitorada, pois isso terá um impacto maior na saúde dela e também no crescimento e desenvolvimento do filho.

Dicas de alimentação saudável

• Refeições pequenas e frequentes para evitar a sensação repentina de fome.

• Certifique-se de que sua cozinha tenha lanches saudáveis.

• Não coma de acordo com o humor.

• Prefira sempre baixa caloria, muita fibra e lanches para mantê-lo saciado por mais tempo.

• Durma bem, pois o estresse leva ao desequilíbrio hormonal.

• Beber muita água.

Trocas saudáveis:

Se você deseja

Tente comer isso

Doces / chocolates

Frutas, frutas secas, chocolates pretos

Salgadinhos

Khakra caseiro, pipoca sem sal

Sour cream ou sorvete

Iogurtes caseiros com frutas frescas ou sorvete sem açúcar

Sal e alimentos salgados

Ervas saudáveis

Sucos e refrigerantes embalados

Sucos de frutas frescas [sem açúcar], água de coco macia

Picles embalados

Picles caseiros com baixo teor de gordura e pouco sal

Tamarindo

Limão

Café chá

Chás de ervas / água jeera

Evitar:

O desejo por substâncias não alimentares pode levar a muitas complicações, como nascimento prematuro, aborto espontâneo e déficits de desenvolvimento neurológico no feto em crescimento. Os efeitos nocivos dessas substâncias às vezes são muito letais. Portanto, as mulheres grávidas precisam ser educadas sobre os desejos e seus efeitos na mãe e no feto.

TAMBÉM LEIA|Receitas fáceis para mães grávidas obterem sua dose diária de nutrientes

Evite estritamente:

• Ovos crus ou malcozidos ou alimentos que provavelmente serão feitos com eles, incluindo mousses caseiros, sorvete e maionese, etc.

• Carnes, aves e peixes crus ou mal cozidos. Por exemplo. mariscos como ostras, lagostas, camarões e mariscos.

• Certos tipos de peixes, como tubarão, espadarte, atum e peixe azulejo, cavala durante a gravidez, pois têm altos níveis de metilmercúrio.

• Leite não pasteurizado ou iogurte / coalhada feito de leite não pasteurizado.

• Evite comer vegetais crus, frutas, sucos, etc. ao comer fora, pois não há garantia de qualidade.

• O álcool é estritamente proibido na dieta durante a gravidez, pois afeta o desenvolvimento do cérebro do bebê.

• Chá, café, cigarros e álcool inibem a absorção de ferro. Portanto, é melhor evitá-los e, em vez disso, tomar chá de ervas, sucos de frutas / vegetais frescos e água.

(O escritor é nutricionista executivo sênior, Cloudnine Group of Hospitals, Bengaluru, Kanakapura Road.)

Para todas as últimas notícias para pais, faça o download Indian Express App.