O presidente Biden hospeda a primeira cúpula dos líderes Quad, PM Modi participa do encontro

Os líderes do Quad também estão planejando distribuir vacinas e anunciar uma série de medidas no campo da saúde e do setor de infraestrutura.

O primeiro-ministro indiano Narendra Modi, o presidente dos EUA Joe Biden, o primeiro-ministro australiano Scott Morrison e o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga na Cúpula de Líderes Quad. (Twitter / PMO)

O primeiro-ministro Narendra Modi, juntamente com seus homólogos da Austrália e do Japão, participaram na sexta-feira da primeira reunião presencial dos líderes do Quad, organizada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, e disse acreditar firmemente que o agrupamento de quatro países atuaria como uma força para o bem global e garantir paz e prosperidade no Indo-Pacífico, bem como em todo o mundo.

Em novembro de 2017, Índia, Japão, EUA e Austrália deram forma à proposta há muito pendente de estabelecer o Quad para desenvolver uma nova estratégia para manter as rotas marítimas críticas no Indo-Pacífico livres de qualquer influência, em meio ao crescimento militar da China presença na região estratégica.

A convite do presidente Biden, o primeiro-ministro Modi e seus homólogos Scott Morrison da Austrália e Yoshihide Suga do Japão se reuniram na capital americana para a primeira cúpula presencial do Quad na Casa Branca.

Abrindo a cúpula, o presidente Biden disse que as quatro democracias se uniram para enfrentar os desafios comuns de Covid ao clima. Este grupo tem parceiros democráticos que compartilham visões de mundo e têm uma visão comum para o futuro, disse ele.

Sabemos como fazer as coisas e estamos à altura do desafio, disse ele.

Em um discurso curto e nítido, o primeiro-ministro Modi disse estar confiante de que nossa participação no Quad garantirá a paz e a prosperidade no Indo-Pacífico, bem como em todo o mundo. Acredito firmemente que atuaria como uma força para o bem global, disse Modi.

Ele também disse que a iniciativa da vacina Quad ajudará as nações do Indo-Pacífico.

Quando o mundo está lutando contra a Covid-19, nós, após o Tsunami de 2004 no Japão, nos reunimos novamente para a humanidade na forma de aliança Quad, disse ele.

Disse que o Quad decidiu avançar com uma abordagem positiva com base nos valores democráticos comuns dos Estados membros. Eu ficaria feliz em discutir com meus amigos - seja cadeia de suprimentos, segurança global, ação climática, resposta COVID ou cooperação tecnológica. Morrison disse que a região do Indo-Pacífico deve ser livre de coerção e as disputas devem ser resolvidas de acordo com o direito internacional.

O Indo-Pacífico tem grandes desafios e desafios a serem superados. Em seis meses desde a última reunião, muito foi realizado. Estamos aqui juntos na região Info Pacific, disse ele.

Espero que possamos realizar uma cúpula relevante, disse o primeiro-ministro japonês Suga.
Durante a cúpula, os quatro líderes devem discutir a promoção de um Indo-Pacífico livre e aberto, abordar a crise climática e avançar na cooperação prática em áreas como o combate ao Covid-19.

Antes da cúpula, a Casa Branca disse que os líderes do Quad anunciariam um novo grupo de trabalho sobre o espaço, uma iniciativa da cadeia de suprimentos e uma implantação 5G e esforço de diversificação, além de discutir questões como desafios no Indo Pacífico, mudanças climáticas e Covid-19 pandemia durante seu encontro histórico.

Os líderes do Quad também estão planejando distribuir vacinas e anunciar uma série de medidas no campo da saúde e do setor de infraestrutura, disseram as autoridades.

Índia, Estados Unidos e várias outras potências mundiais têm falado sobre a necessidade de garantir um Indo-Pacífico livre, aberto e próspero no cenário das crescentes manobras militares da China na região.

A China reivindica quase todo o disputado Mar da China Meridional, embora Taiwan, Filipinas, Brunei, Malásia e Vietnã reivindiquem partes dele. Pequim construiu ilhas artificiais e instalações militares no Mar da China Meridional.

Antes da cúpula do Quad, o primeiro-ministro Modi se encontrou separadamente com seus homólogos australiano e japonês na quinta-feira e eles reafirmaram a importância da segurança marítima para a realização de um Indo-Pacífico livre e aberto.