Superstar do R&B, R. Kelly, condenado em julgamento por tráfico sexual

Vários acusadores testemunharam em detalhes chocantes durante o julgamento, alegando que Kelly os sujeitou a caprichos perversos e sádicos quando eram menores de idade.

r KellyO músico R Kelly negou todas as acusações contra ele (Fonte: AP Images).

R Kelly, o astro do R&B conhecido por seu hino ‘I Believe I Can Fly’, foi condenado na segunda-feira em um julgamento de tráfico sexual após décadas evitando a responsabilidade criminal por inúmeras alegações de má conduta com mulheres jovens e crianças.

Um júri de sete homens e cinco mulheres considerou Kelly, 54, culpada de todas as nove acusações, incluindo extorsão, em seu segundo dia de deliberações. Kelly, usando uma máscara facial, permaneceu imóvel, os olhos baixos enquanto o veredicto era lido no tribunal federal do Brooklyn.

Os promotores alegaram que a comitiva de gerentes e assessores que ajudaram Kelly a conhecer as garotas - e mantê-las obedientes e caladas - equivalia a um empreendimento criminoso. Duas pessoas foram acusadas de Kelly em um caso federal separado que está pendente em Chicago.

[oovvuu-embed id = b9f07ad0-7030-4715-a3f5-fd3bd9f3b14b frameUrl = https://playback.oovvuu.media/frame/b9f07ad0-7030-4715-a3f5-fd3bd9f3b14b” ; playerScriptUrl = https://playback.oovvuu.media/player/v1.js%5D

Kelly também foi condenado por acusações criminais de violar a Lei Mann, que torna ilegal levar qualquer pessoa além das fronteiras do estado para qualquer propósito imoral.

Às vítimas deste caso, suas vozes foram ouvidas e a justiça finalmente foi feita, disse a procuradora dos Estados Unidos em exercício, Jacquelyn Kasulis.

Peter Fitzhugh, um agente de investigações da Segurança Interna, disse que o veredicto pôs fim ao reinado de terror de Kelly sobre muitas meninas, meninos e mulheres jovens vulneráveis.

Kelly pode pegar até 20 anos de prisão. A sentença está marcada para 4 de maio.

O advogado de Kelly Deveraux Cannick disse que ficou desapontado com o veredicto.

Acho que estou ainda mais desapontado pelo governo ter apresentado o caso em primeiro lugar, dadas todas as inconsistências, disse Cannick.

Gloria Allred, advogada de alguns dos acusadores de Kelly, disse que de todos os predadores que ela perseguiu - uma lista que inclui Harvey Weinstein e Jeffrey Epstein - o Sr. Kelly é o pior.

R. Kelly pensou que poderia se safar com tudo isso, mas não o fez, disse Allred do lado de fora do tribunal. Apesar do fato de que ele pensava que poderia controlar tudo isso, ele estava errado.

R. Kelly se encontra com seus advogados de defesa Nicole Blank Becker e Thomas Farinella durante seu julgamento de abuso sexual no Tribunal do Distrito Federal do Brooklyn em um esboço em um tribunal em Nova York, EUA. (Reuters)

Por anos, o público e a mídia pareciam se divertir mais do que horrorizados com as alegações de relacionamentos inadequados com menores, começando com o casamento ilegal de Kelly com o fenômeno R&B Aaliyah em 1994, quando ela tinha apenas 15 anos.

Seus discos e ingressos para shows continuaram vendendo. Outros artistas continuaram a gravar suas canções, mesmo depois que ele foi preso em 2002 e acusado de fazer uma gravação de si mesmo abusando sexualmente e urinando em uma garota de 14 anos.

A condenação pública generalizada não veio até que uma série de documentários amplamente assistida ‘Surviving R. Kelly’ ajudou a tornar seu caso um significante da era #MeToo e deu voz a acusadores que se perguntavam se suas histórias foram anteriormente ignoradas por serem mulheres negras.

No julgamento, vários dos acusadores de Kelly testemunharam sem usar seus nomes verdadeiros para proteger sua privacidade e evitar possível assédio por parte dos fãs da cantora. Os jurados viram vídeos caseiros de Kelly se envolvendo em atos sexuais que os promotores disseram não serem consensuais.

A procuradora assistente dos Estados Unidos, Maria Cruz Melendez, argumentou que Kelly era uma agressora em série que mantinha o controle sobre essas vítimas usando todos os truques do manual de predadores.

A defesa rotulou os acusadores de groupies e stalkers.

Cannick questionou por que as supostas vítimas mantinham relações com Kelly se pensavam que estavam sendo exploradas.

Você fez uma escolha, Cannick disse a uma mulher que testemunhou, acrescentando: Você participou de sua própria vontade.

Kelly, nascido como Robert Sylvester Kelly, está preso sem fiança desde 2019. O julgamento foi adiado pela pandemia de coronavírus e a mudança de última hora de Kelly em sua equipe jurídica.

Quando finalmente começou, em 18 de agosto, os promotores pintaram a cantora como um filho homem mimado e maníaco por controle. Seus acusadores disseram que tinham ordens de chamá-lo de papai, esperavam pular e beijá-lo sempre que ele entrasse em uma sala e torcer apenas por ele quando ele jogasse basquete em que diziam que ele era um devorador de bola.

Os acusadores alegaram que também foram obrigados a assinar formulários de sigilo e foram submetidos a ameaças e punições, como palmadas violentas, se quebrassem o que se chama de regras de Rob. Alguns disseram que acreditavam que as fitas de vídeo que ele filmou deles fazendo sexo seriam usados ​​contra eles se revelassem o que estava acontecendo.