RECEITA: Como fazer nasi lemak com arroz de coco perfumado

Procurando por um bom e aromático arroz de coco para o seu nasi lemak? Ou frango frito crocante? Veja como prepará-los.

RECEITA: Como fazer nasi lemak com arroz de coco perfumado

Fotografia Frencheschar Lim Direção de arte e estilo Diane Ng
Restaurante J65 Hotel Jen Tanglin Singapura, 1A Cuscaden Road (6831-4374)

NASI LEMAK COM ARROZ DE COCO, FRANGO FRITO E SAMBAL
Receita do Chef Executivo Frederick Kho

4 porções

INGREDIENTES
Para o frango frito:
4 colheres de sopa de curry em pó
1 colher de sopa de pimenta em pó
1 colher de sopa de açafrão em pó
2 xícaras de iogurte natural
2 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de sal
½ colher de chá de pimenta preta
8 coxinhas de frango

Para o arroz de coco:
2 xícaras de arroz basmati
6 folhas de pandan, com nós
Botão de gengibre de 8 cm, machucado
270ml de leite de coco
2 xícaras de água quente

Para o sambal:
30 pimentões secos, sementes removidas e embebidas em água quente
5 chalotas, 3 quartos e 2 em fatias finas
12 dentes de alho
5 tomates, divididos em quatro
1 colher de chá de belacan, torrado
1 colher de chá de camarão seco, embebido em água quente
5 colheres de sopa de óleo de canola
1 capim-limão, apenas parte branca, em fatias finas
10 chalotas em fatias finas
1 pimenta verde, em fatias finas
1 colher de sopa de gengibre ou pasta de alho
Sal a gosto
3 colheres de sopa de kecap manis (molho de soja doce e escuro)
8 camarões cozidos e sem casca (opcional)

Para a mistura de farinha de frango frito:
1 xícara de farinha multiuso
½ xícara de farinha de arroz
½ xícara de amido de milho
1 colher de sopa de pimenta preta
1 colher de chá de fermento
½ litro de óleo vegetal
2 xícaras de anchovas, fritas até ficarem crocantes
1 xícara de amendoim, frito até ficar crocante
4 ovos cozidos em fatias
½ pepino fatiado

Posso adicionar aplicativos à minha smart tv afiada?

INSTRUÇÕES
Prepare o frango:
1 Em uma tigela, bata o curry, a pimenta e açafrão em pó com um pouco de água até formar uma pasta.
2 Combine 4 colheres de sopa da pasta com o iogurte, os ovos, o açúcar, o sal e a pimenta-do-reino em um saco ziplock. Adicione o frango, misture bem e leve à geladeira durante a noite. Reserve o restante da mistura de temperos de curry para fritar o frango.
3 Retire o frango da geladeira e reserve para que atinja a temperatura ambiente antes de fritar.

Prepare o arroz de coco:
1 Mergulhe o arroz basmati por 30 minutos e escorra.
2 Adicione as folhas de pandan, gengibre, leite de coco, água quente e sal ao arroz e cozinhe na panela de arroz por 15-20min ou até ficar fofo.

Prepare o sambal:
1 No liquidificador, bata as pimentas secas, as chalotas cortadas em quartos, o alho, os tomates, o belacan e os camarões secos com um pouco de água até ficarem finos para fazer uma pasta de pimenta.
2 Aqueça o óleo de canola em uma wok. Quando começar a borbulhar, adicione o capim-limão e a pimenta verde.
3 Adicione as cebolinhas fatiadas e refogue até dourar; em seguida, adicione gengibre ou pasta de alho e frite até ficarem perfumados.
4 Misture a pasta de pimenta e o sal e cozinhe em fogo baixo, tampado, por 25min. Mexa ocasionalmente para evitar queimaduras.
5 Adicione o kecap manis (você pode adicionar mais se quiser mais doce). Retire do fogo e esfrie.

Frite o frango:
1 Remova as baquetas da marinada e deixe o excesso escorrer.
2 Faça a mistura de farinha combinando 2 colheres de sopa da mistura de temperos de curry com as farinhas multiuso e de arroz, amido de milho, pimenta do reino, fermento em pó e sal.
3 Despeje o frango na mistura de farinha, pressionando com as mãos para fazer uma camada grossa antes de sacudir delicadamente o excesso de farinha. Coloque o frango em uma gradinha sobre uma assadeira.
4 Aqueça o óleo em uma wok. Coloque um pouco da marinada de frango no óleo - está quente o suficiente quando borbulha.
5 Coloque 3-4 baquetas de cada vez no óleo quente. Não sobrecarregue ou deixe que os pedaços de frango se toquem para evitar que a cobertura se desfaça. Frite por 5-8 min até dourar, vire delicadamente e frite por mais 5-8 min, ou até dourar.
6 Coloque o frango em uma gradinha antes de servir.
7 Sirva o nasi lemak com os lados conforme a ilustração ou arrume tudo, exceto o sambal, em uma travessa e coma!