Relatórios: Monge tibetano ateia fogo em si mesmo no oeste da China

Um monge budista tibetano ateou fogo a si mesmo no oeste da China em um aparente protesto contra o governo de Pequim, disseram um grupo de monitoramento e uma estação de rádio apoiada pelo governo dos EUA. O monge se incendiou em uma praça pública na manhã de sábado em Kardze, também conhecido como Ganzi, na província de Sichuan ocidental, de acordo com a Radio Free Asia and Free Tibet, um grupo de defesa com sede na Grã-Bretanha.

O monge não identificado foi levado embora depois que o incêndio foi extinto pelas forças de segurança, segundo relatos. Não ficou claro se ele sobreviveu. Um homem que atendeu o telefone na delegacia local na segunda-feira disse não ter conhecimento do caso e não ter certeza sobre a situação. O governo da Prefeitura Autônoma Tibetana de Garze, que inclui a cidade de Kardze, encaminhou as perguntas à polícia.

Um vídeo do YouTube supostamente do incidente mostrou dois homens borrifando extintores de incêndio no que parecia ser um corpo na beira de uma rua movimentada enquanto uma multidão se reunia. O Free Tibet adquiriu o vídeo de uma testemunha que o postou nas redes sociais, de acordo com John Jones, porta-voz do grupo.

Se a autoimolação for confirmada, será o 148º caso registrado de uma autoimolação tibetana desde 2009, de acordo com a Radio Free Asia and Free Tibet. Pelo menos 125 morreram, de acordo com grupos de monitoramento. A China afirma que o Tibete faz parte de seu território há mais de sete séculos e considera Dalia Lama, o líder budista exilado do Tibete, um perigoso separatista. Muitos tibetanos insistem que foram essencialmente independentes durante a maior parte do tempo e protestaram contra o que consideram o governo de mão pesada da China.

As autoimolações atingiram o pico em 2012, com 83 naquele ano, disse Jones. A repressão à segurança tornou mais difícil a confirmação de incidentes subsequentes, particularmente na Região Autônoma do Tibete, que inclui a capital regional do Tibete, Lhasa, disse ele. Antes de se incendiarem, muitos clamaram pela independência do Tibete ou rezaram pelo retorno do Dalai Lama, que fugiu do Tibete em 1959, segundo testemunhas oculares.

O incidente anterior mais recente, também em Kardze, foi em meados de março, quando um homem tibetano identificado pelos monitores como Pema Gyaltsen se incendiou. Jones disse na segunda-feira que o destino do fazendeiro de 24 anos permanece desconhecido. Autoridades chinesas atacaram na semana passada a Índia por hospedar o Dalai Lama perto de sua fronteira disputada e disseram que, ao permitir a visita do líder espiritual tibetano, a Índia estava violando seu compromisso de respeitar as reivindicações da China à região.