‘A disciplina escolar não deve ser uma questão federal’

A mensagem de Washington parece estar passando: cerca de 20% dos entrevistados disseram que se sentiram pressionados a manter na escola alunos que os funcionários teriam preferido remover.

suspensão, disciplina, escolasAs escolas podem julgar melhor quando a suspensão é apropriada. (Fonte: Dreamstime)

A pesquisa sugere que as escolas que implementam um programa de apoio comportamental positivo obtêm bons resultados.

Com os alunos em todos os EUA voltando às aulas para o novo ano acadêmico, professores e administradores estão se preparando para lidar com um desafio familiar - manter um ambiente ordeiro e de apoio que permite que os alunos aprendam e os professores ensinem.

Sempre, é mais fácil falar do que fazer. De vez em quando, a política governamental torna tudo mais difícil.

Em 2014, o Departamento de Educação enviou o que é conhecido como uma carta de Caro Colega aos distritos em todo o país alertando que o Escritório de Direitos Civis do departamento investigaria escolas onde alunos de diferentes raças tinham taxas desproporcionalmente altas de suspensões e outras medidas disciplinares. Embora sem dúvida bem-intencionada e direcionada a um problema real, essa abordagem está errada. Precisa ser repensado.

Na carta de 2014, o então secretário de Educação Arne Duncan apontou que a lei federal proíbe distritos escolares de discriminação em punições com base em características como raça, nacionalidade e religião. E ele observou que 35 por cento dos alunos suspensos uma vez, 44 por cento dos suspensos repetidamente e 36 por cento dos expulsos eram afro-americanos - um grupo que representava apenas 15 por cento da população estudantil.

As preocupações com as altas taxas de suspensão são certamente justificadas. Os alunos que são suspensos repetidamente muitas vezes se encontram presos no ciclo sombrio de abandono, não conseguem encontrar empregos e sucumbem à pobreza ou à criminalidade. Muitos vêm das populações mais desfavorecidas. No entanto, permitir que alunos perigosos e perturbadores permaneçam na sala de aula coloca todos os outros alunos em risco, ameaçando sua segurança e prejudicando sua educação.

Os estados e distritos devem intervir quando as escolas visam injustamente as minorias para punição. Mas basear esse julgamento em se as escolas têm taxas de punição mais altas para as minorias do que para os alunos brancos aplica-se a um padrão perigosamente contundente, que corre o risco de levar as escolas a serem tolerantes demais com comportamentos perturbadores e perigosos.

As evidências até o momento sobre os efeitos da orientação não são claras. Em uma pesquisa realizada este ano pela Associação de Superintendentes Escolares da AASA, a maioria dos entrevistados disse que a carta de orientação não os levou a mudar suas políticas. Mas a mensagem de Washington parece estar passando: cerca de 20% dos entrevistados disseram que sentiram pressão do OCR (embora não necessariamente da orientação em si) para manter na escola alunos que os funcionários teriam preferido remover. Nos distritos urbanos, o número dobra.

Um estudo recente de escolas na Filadélfia, que proibiu suspensões por comportamento não violento em sala de aula em 2012, também enfatiza as incertezas que cercam essa pesquisa - embora soe um alerta sobre consequências não intencionais. As escolas mais pobres, racialmente homogêneas e mais desafiadas academicamente tiveram mais problemas para cumprir a proibição, descobriram os pesquisadores. E os alunos que nunca suspenderam em muitas escolas, incluindo a maioria das escolas que reduziram suas taxas de suspensão, experimentaram um declínio no desempenho acadêmico, em relação ao grupo de comparação mais plausível.

As escolas podem julgar melhor quando a suspensão é apropriada. A barreira deve ser alta, mas não tão alta que as escolas temam perder dinheiro federal se protegerem os alunos de comportamentos persistentemente perturbadores ou perigosos. Em vez de pressionar os professores a deixarem de lado o comportamento perturbador, o Departamento de Educação deveria direcionar mais recursos para o treinamento e apoio dos professores em outras maneiras de melhorar a disciplina. A pesquisa sugere, por exemplo, que as escolas que implementam um programa de apoio comportamental positivo obtêm bons resultados.

Confie na equipe no local. A orientação de 2014 deve ser retirada.