Os adultos solteiros agora estão criando os filhos como pais 'platônicos'. Como isso funciona?

A parentalidade platônica, uma forma de co-parentalidade, está se tornando popular em certas partes do mundo. A co-parentalidade geralmente é adotada por casais separados que concordam em criar seus filhos juntos. Mas não é disso que se trata esta abordagem parental para alguns homens e mulheres solteiros que procuram os co-pais.

paternidade platônicaImagem representativa (Fonte: Getty Images)

Mesmo que cada vez mais adultos solteiros em todo o mundo estejam optando por ser pais, eles estão cientes dos desafios de criar um filho sozinho. E assim, alguns deles começaram a procurar maneiras de co-criar seus filhos.

O método de co-parentalidade é geralmente adotado por casais separados que concordam em criar seus filhos juntos. Mas não é disso que se trata esta abordagem parental para alguns homens e mulheres solteiros nos Estados Unidos, que estão deliberadamente à procura de co-pais apenas com o propósito de serem pais, sem inclinações românticas.

Chamado de Paternidade Platônica, o estilo parental envolve uma parceria entre duas ou mais pessoas que se unem pelo único motivo de criar um filho ou até mesmo ter um filho.

Como funciona a paternidade platônica?

A paternidade platônica está ganhando impulso entre a geração do milênio na América. De acordo com a pesquisa da Pew Research, os adultos solteiros com idades entre 25 e 34 anos nos Estados Unidos não estão dispostos a se casar até encontrarem o parceiro certo, mesmo que estejam dispostos a ter um filho com o relógio biológico correndo. Isso inclui pessoas da comunidade LGBT, que desejam criar um filho e começaram a depender de uma paternidade platônica, marcando assim um afastamento consciente da construção tradicional de família. A criança, neste caso, não é o resultado do relacionamento de duas pessoas, mas a principal razão para os indivíduos se reunirem em primeiro lugar. Esta forma de família que gira em torno da criança, portanto, não suporta o peso da relação pessoal dos pais, protegendo a criança de possíveis interrupções nela. Ao mesmo tempo, o pai solteiro é capaz de obter o apoio desejado do outro pai, ajudando-o a enfrentar os desafios da criação dos filhos.

Como encontrar um pai platônico?

Agora, como encontrar um co-pai? Alguns chegam a um acordo com amigos, colegas ou conhecidos. Para outros, existem sites populares como Modamily, Coparents, Family By Design, Pollen Tree e Pride Angel, entre outros, que os ajudam a escolher entre potenciais parceiros parentais. Esses sites oferecem um enorme banco de dados de mães e pais em potencial com os quais se pode colaborar na criação de um filho, além de fornecer outras informações e orientações relevantes sobre parcerias parentais.

Leia também | Hrithik Roshan, a ex-esposa Sussanne Khan acabou de nos dar uma lição sobre paternidade

É importante notar que a paternidade platônica não se restringe apenas a ter um pai solteiro. Como a Pollen Tree menciona em seu site, normalmente é onde duas pessoas solteiras concordam em ter um filho e os pais juntos. No entanto, também podem ser dois casais que concordam em fazer o mesmo, ou mesmo um casal e uma pessoa solteira.

Por mais eficaz que esse estilo parental pareça ser, um dos maiores desafios envolve o deslocamento entre a casa dos pais se eles morarem separados, o que pode ser estressante para as crianças. E é por isso que os pais deveriam ficar em estreita proximidade para o bem de seus filhos. Quanto às questões legais, a lei nos Estados Unidos e em outros lugares, de acordo com a BBC, está evoluindo gradualmente para permitir que pessoas não relacionadas (duas ou mais) sejam legalmente reconhecidas como pais.