Stanislav Petrov, ex-oficial soviético ‘que salvou o mundo’ evitando a guerra nuclear, morre aos 77 anos

Foi a decisão perspicaz e oportuna de Stanislav Petrov que salvou o mundo da destruição nuclear enquanto ele desafiava o protocolo ao não lançar um ataque de retaliação, argumentando que era um alarme falso, embora ele não tivesse nenhuma evidência real de que isso era verdade.

Stanislav Petrov, Stanislav Petrov morto, homem que salvou o mundo da guerra nuclear, oficial militar russo morreu, URSS, EUA, guerra nuclear EUA-URSS, expresso indianoO ex-oficial das forças de defesa de mísseis soviéticos Stanislav Petrov posa para uma foto em sua casa em Fryazino, região de Moscou, Rússia. (Foto AP)

O ex-oficial militar soviético Stanislav Petrov, famoso por evitar a guerra nuclear entre a então União Soviética e os Estados Unidos, faleceu aos 77 anos, informou o Gizmodo. Contratado como tenente-coronel nas Forças de Defesa Aérea Soviética aos 44 anos, Petrov estava encarregado de um sistema de detecção de mísseis em um bunker ao sul de Moscou em 26 de setembro de 1983, quando suas leituras de computador sugeriram que cinco mísseis nucleares haviam sido lançados de os EUA em direção a Moscou.

No entanto, foi sua decisão perspicaz e oportuna que salvou o mundo da destruição nuclear, pois ele desafiou o protocolo ao não lançar um ataque de retaliação, argumentando que era um alarme falso, embora ele não tivesse nenhuma evidência real de que isso era verdade.

Karl Schumacher, um ativista político alemão que divulgou a história de Petrov no final dos anos 1990, disse que soube da morte do ex-oficial militar soviético quando ele entrou em contato com a casa de Petrov.

A sirene uivou, mas eu apenas fiquei lá sentado por alguns segundos, olhando para a grande tela vermelha iluminada por trás com a palavra 'lançar', Petrov foi citado como tendo dito pelo Serviço Russo da BBC em 2013. Eu tinha todos os dados [para sugerir que havia um ataque de míssil em andamento]. Se eu tivesse enviado meu relatório para cima na cadeia de comando, ninguém teria dito uma palavra contra ele, disse Petrov.

Não havia regra sobre quanto tempo podíamos pensar antes de relatar uma greve. Mas sabíamos que cada segundo de procrastinação consumia um tempo valioso; que a liderança militar e política da União Soviética precisava ser informada sem demora, disse ele à BBC.

Com seu computador sugerindo que cinco mísseis nucleares estavam a caminho de Moscou, Petrov teve o privilégio de apenas 20 minutos para lançar um contra-ataque. No entanto, ele informou a seus oficiais superiores que era um alarme falso.

O filho de Petrov, Dmitry, disse que seu pai havia morrido em 19 de maio de 2017.