Tempestade mais forte da temporada de furacões atinge a América Central

Iota, o furacão mais poderoso do Atlântico em uma temporada recorde, atingiu a costa do nordeste da Nicarágua com ventos de 250 quilômetros por hora, fortes o suficiente para destruir casas, arrancar árvores e deixar algumas áreas inabitáveis ​​por meses.

Tempestade mais forte da temporada de furacões atinge a América CentralO furacão Iota atingiu a América Central na noite de segunda-feira com ventos e chuva ferozes, ameaçando paralisar uma região que já se recuperava de uma tempestade mortal de duas semanas atrás. (Bloomberg)

O furacão Iota atingiu a América Central na noite de segunda-feira com ventos e chuva ferozes, ameaçando paralisar uma região que já se recuperava de uma tempestade mortal duas semanas atrás.

Iota, o furacão mais poderoso do Atlântico em uma temporada recorde, atingiu a costa do nordeste da Nicarágua com ventos de 250 quilômetros por hora, fortes o suficiente para arrasar casas, arrancar árvores e deixar algumas áreas inabitáveis ​​por meses. É provável que Iota desencadeie deslizamentos de terra mortais e uma crise humanitária, poucas semanas depois Furacão E matou mais de 100 pessoas e forçou dezenas de milhares de pessoas a evacuar.

Tempestades fatais aumentam com ventos catastróficos, inundações repentinas e deslizamentos de terra esperados em partes da América Central, disse o Centro Nacional de Furacões em uma atualização.

O presidente colombiano, Ivan Duque Marquez, disse que as autoridades perderam o contato com a ilha de Providencia, na costa da Nicarágua. O exército e a marinha do país estão de prontidão para montar operações de resgate assim que a tempestade passar, disse ele.

Tempestade mais forte da temporada de furacões atinge a América CentralIota é a 30ª tempestade com nome no Atlântico este ano, um recorde. (Bloomberg)

Iota é a 30ª tempestade com nome no Atlântico este ano, um recorde. A temporada de furacões hiperativos é parte de uma série de desastres naturais em 2020, incluindo incêndios florestais mortais no oeste dos EUA e um derecho que deixou destroços de Iowa a Indiana. Eles são mais uma evidência de que o clima da Terra está mudando, ameaçando causar uma devastação mais generalizada.

Esta é a primeira vez que o Atlântico produz dois grandes furacões - categoria 3 ou mais fortes - em novembro, de acordo com um tweet de Phil Klotzbach, principal autor da previsão sazonal da Colorado State University. Iota é a primeira tempestade a atingir a força da categoria 5 no final do ano, disse ele.

Iota pode criar problemas adicionais para as safras de café e açúcar na região, que foram inundadas por fortes chuvas e inundações do Eta há duas semanas, disse Don Keeney, meteorologista da previsão comercial Maxar. Honduras é o maior produtor de café da região, seguida pela Guatemala, que é o maior exportador de cana-de-açúcar da região e um dos principais fornecedores do adoçante no mundo.

Os portos da Guatemala já desaceleraram devido às fortes chuvas e um padrão climático La Niña contínuo no Pacífico, e Iota pode complicar as coisas, Michael McDougall, diretor-gerente da Paragon Global Markets, disse em uma nota por e-mail.

Embora os ventos de Iota possam flutuar quando chega à costa, isso realmente não importa, porque os danos generalizados são inevitáveis ​​agora, disse Dan Kottlowski, meteorologista da previsão comercial AccuWeather Inc.

Este é um desastre humanitário em formação, disse Kottlowski.

Milhares já evacuaram em Honduras e na Nicarágua, e a Guatemala está preparando kits de alimentos de emergência. A tempestade vai devastar as áreas costeiras com ventos fortes e tempestades mortais antes de arrancar chuvas torrenciais nas montanhas da América Central pelos próximos quatro dias.

Tantos sistemas se formaram no Atlântico este ano que o Centro Nacional de Furacões esgotou sua lista de nomes oficiais em meados de setembro e passou a usar letras gregas para designar ciclones tropicais. Há 40% de chance de outra tempestade se desenvolver na costa da América Central em cinco dias.