Talibã apreende prédios do governo nas cidades afegãs de Kunduz, Sar-e Pul

No sábado, ocorreram combates intensos em Sheberghan, capital da província de Jawzjan, no norte. O Taleban disse ter capturado toda a província. (Foto do arquivo / Jim Huylebroek / The New York Times)

Os combatentes do Taleban invadiram duas capitais provinciais, incluindo a estratégica cidade de Kunduz, no nordeste, e Sar-e Pul no norte, no domingo, disseram autoridades locais, enquanto os insurgentes intensificavam a pressão no norte e ameaçavam outras cidades.

Os combatentes do Taleban tomaram prédios importantes do governo na cidade de Kunduz, deixando as forças do governo penduradas no controle do aeroporto e de sua própria base, disse um legislador da assembléia provincial no domingo.

O Taleban também ocupou prédios do governo na capital provincial de Sar-e Pul, levando autoridades da cidade principal para uma base militar próxima, disse Mohammad Noor Rahmani, membro do conselho provincial da província de Sar-e Pul.

A ofensiva do Taleban ganhou ímpeto nos últimos dias, quando os insurgentes liberaram suas forças pelo Afeganistão depois que os Estados Unidos anunciaram que encerrariam sua missão militar em
o país até o final de agosto.

Leia também|Talibã mata chefe da mídia afegã em Cabul; pegue a cidade do sul

Na sexta-feira, os insurgentes capturaram sua primeira capital provincial em anos quando assumiram o controle de Zaranj, na fronteira com o Irã, na província de Nimroz, no sul do Afeganistão.

Nos últimos dias, o Taleban intensificou os ataques às províncias do norte, que ficam fora de seus redutos tradicionais no sul, mas onde o grupo está rapidamente ganhando terreno, muitas vezes ao longo da fronteira com os vizinhos da Ásia Central do Afeganistão e parceiros comerciais, Turcomenistão, Tadjiquistão e Uzbequistão.