É por isso que centenas de sul-coreanos visitam Ayodhya todos os anos

Narendra Modi, Moon Jae, Coreia do Sul, reunião de Modi e Moon Jae, reunião da Coreia do Sul da Índia, Moon Jae na Índia, Ayodhya, Heo Hwang-ok, notícias da Índia, Indian ExpressHeo foi mencionado pela primeira vez em um texto coreano do século XIII conhecido como Samguk Yusa como a esposa do rei Suro de Geumgwan Gaya, que era uma cidade-estado governante na Coréia durante o período dos Três Reinos. (Wkimedia Commons)

Índia e Coreia do Sul assinaram na terça-feira pelo menos 11 acordos para fortalecer ainda mais os laços comerciais e mais do que dobrar o comércio mútuo para US $ 50 bilhões até 2030, enquanto o primeiro-ministro Narendra Modi destacou o compromisso da Índia em aprofundar a cooperação estratégica entre os dois países.

Visitando o presidente sul-coreano Moon Jae-in e o PM Modi também pediram às suas respectivas comunidades de negócios para expandir o investimento e promover joint ventures. Os dois lados discutiram diversos assuntos no âmbito da defesa e segurança, inteligência artificial, comércio, além de resolverem trabalhar juntos pela paz regional e prevenir a proliferação de armas de destruição em massa (ADM).

Além das negociações bilaterais, os líderes também devem discutir a construção de um parque memorial em Ayodhya, que presta homenagem a uma história de 2.000 anos de relacionamento profundo entre os dois países.

Conforme relatos, todos os anos, centenas de sul-coreanos visitam o local de nascimento do deus hindu Ram para homenagear sua lendária rainha Heo Hwang-ok, também conhecida como Princesa Suriratna. Heo foi mencionado pela primeira vez em um texto coreano do século XIII conhecido como Samguk Yusa como a esposa do rei Suro de Geumgwan Gaya, que era uma cidade-estado governante na Coréia durante o período dos Três Reinos.

O Samguk Yusa foi compilado por um grupo de monges budistas como uma coleção de fábulas e relatos históricos ligados aos Três Reinos da Coréia, que incluíam Baejke, Silla e Gogureyo. A Coréia moderna derivou seu nome de Gogureyo. O texto menciona que Heo era a princesa do reino de Ayuta e que ela chegou à Coréia com 16 anos em 48 EC. Ela então se casou com o Rei Suro e é considerada a primeira Rainha de Geumgwan Gaya.

Embora o Samguk Yusa seja o único texto que menciona a conexão de Heo com o reino de Ayuta, não há menção de onde Ayuta estava precisamente localizada. Tudo o que sugere é que ela veio de uma terra antiga. Mais tarde, entretanto, acredita-se que o antropólogo Kim Byung-mo sugeriu que Ayuta significasse Ayodhya, com base em semelhanças fonéticas. No entanto, essa associação não é clara porque, durante o período antigo, Ayodhya era chamada de Saketa.

Narendra Modi, Moon Jae, Coreia do Sul, reunião de Modi e Moon Jae, reunião da Coreia do Sul da Índia, Moon Jae na Índia, Ayodhya, Heo Hwang-ok, notícias da Índia, Indian ExpressO túmulo de Heo está localizado em Gimhae e um pagode de pedra na frente dele menciona que é feito de pedras trazidas por ela de Ayodhya. (Wikimedia Commons)

No entanto, o povo da Coreia do Sul continuou a reverenciar Heo e acredita-se que a sociedade do clã Karak em Gimhae seja descendente dela e do rei Suro. O túmulo de Heo está localizado em Gimhae e um pagode de pedra na frente dele menciona que é feito de pedras trazidas por ela de Ayodhya. Os Gimhae Kims acreditam que são descendentes da Rainha Heo e têm um antigo vínculo genealógico com a Índia. Os Gimhae Kims têm orgulho dessa linhagem e mencionam esse fato sempre que encontram visitantes indianos, escreve o ex-embaixador da Índia na Coreia do Sul, Skand R. Tayal em seu livro ‘Índia e República da Coreia: Democracias Engajadas’.

Ele prossegue observando que os historiadores, entretanto, acreditam que a princesa de Ayodhya seja um mito.