Dois mortos em tiroteio no leste da Alemanha perto de uma sinagoga, um preso

Um tweet da polícia na quarta-feira não deu informações sobre a natureza de sua implantação na cidade, mas disse que a informação inicial é que 'pessoas foram mortas'.

tiroteio na Alemanha, tiroteio na Alemanha em Halle, tiroteio na sinagoga na Alemanha, últimas notícias,Policiais bloqueiam uma estrada em Halle, Alemanha. Um ou mais atiradores dispararam vários tiros na quarta-feira na cidade alemã de Halle. (AP Photo Jens Meyer)

Vários tiros foram disparados na quarta-feira na cidade de Halle, no leste da Alemanha, deixando duas pessoas mortas enquanto os supostos agressores fugiam, disse a polícia. O alvo exato do ataque não foi claro, uma vez que ocorreu perto de uma sinagoga e de uma loja de kebab, disseram testemunhas.

A polícia disse em um tweet que os suspeitos fugiram em um carro, e logo depois relatou que uma pessoa havia sido presa. Eles não forneceram informações sobre essa pessoa ou os motivos pelos quais pensaram que o ataque foi realizado por vários agressores.

Os policiais estavam em força em Halle, uma cidade de 240.000 habitantes, caçando mais suspeitos e pedindo aos residentes que ficassem em casa ou dentro de casa. A estação ferroviária de Halle foi fechada por precaução.

A polícia não deu detalhes sobre o alvo ou alvos do ataque, mas os promotores federais, que lidam com casos envolvendo suspeita de terrorismo ou segurança nacional, assumiram a investigação.

Um videoclipe transmitido pela emissora pública regional MDR mostrou um homem com um capacete e uma camiseta cor de oliva saindo de um carro e disparando quatro tiros atrás do veículo com uma arma de cano longo. Não estava claro no que ele estava atirando.

As fotos da cena do crime mostram um corpo caído na rua atrás de um cordão policial. A agência de notícias dpa informou que o corpo estava deitado em frente a uma sinagoga, a cerca de 30 metros de distância. Quarta-feira é o dia sagrado judaico de Yom Kippur, quando as sinagogas estariam ocupadas.

Uma testemunha entrevistada na televisão n-tv disse que estava em uma loja de kebab quando um homem com um capacete e uma jaqueta militar jogou algo que parecia uma granada, que ricocheteou no batente da porta. Conrad Roessler disse que o homem atirou na loja pelo menos uma vez.

Todos os clientes ao meu lado correram, é claro que eu também _ Acho que éramos cinco ou seis lá, disse Roessler. O homem atrás de mim provavelmente morreu. Eu me escondi no banheiro, disse ele. Os outros procuraram a entrada dos fundos. Eu não sabia se havia um. Eu me tranquei silenciosamente neste banheiro e escrevi para minha família que os amo e esperei que algo acontecesse.

A polícia então entrou na loja, disse ele.

O chefe da comunidade judaica de Halle, Max Privorotzki, disse à revista Der Spiegel que havia 70 ou 80 pessoas dentro da sinagoga e a segurança do lado de fora quando o tiroteio ocorreu.

As sinagogas são freqüentemente protegidas pela polícia na Alemanha, e a polícia em duas outras cidades do leste, Dresden e Leipzig, aumentou a segurança nas sinagogas depois do tiroteio em Halle.

A polícia disse que tiros também foram disparados em Landsberg, a cerca de 15 quilômetros de Halle. Não estava claro se os dois tiroteios de quarta-feira estavam relacionados.

O porta-voz da chanceler Angela Merkel, Steffen Seibert, lamentou o que chamou de notícias terríveis de Halle, mas funcionários do governo disseram não ter informações sobre o ataque.

O Parlamento Europeu guardou um momento de silêncio no início da sua sessão de quarta-feira para assinalar o desenrolar da situação em Halle.