Na ONU, o primeiro-ministro israelense Naftali Bennett diz que o Irã cruzou todas as ‘linhas vermelhas’ nucleares

Naftali Bennett, que encerrou o mandato de 12 anos de Benjamin Netanyahu como primeiro-ministro em junho, quer que o presidente dos EUA, Joe Biden, endureça sua posição contra o Irã

Naftali Bennett se opõe aos esforços dos EUA para reviver o acordo nuclear com o Irã de 2015 que o antecessor de Biden, Donald Trump, abandonou em 2018.

O primeiro-ministro israelense Naftali Bennett disse na segunda-feira que o Irã cruzou todas as linhas vermelhas em seu programa nuclear e prometeu que Israel não permitiria que Teerã adquirisse uma arma nuclear.

Em seu primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, Bennett disse que o Irã buscava dominar o Oriente Médio sob um guarda-chuva nuclear e pediu um esforço internacional mais coordenado para interromper as atividades nucleares iranianas.

Mas ele também sugeriu o potencial de Israel agir por conta própria contra o Irã, algo que ameaçou repetidamente no passado.

O programa nuclear do Irã atingiu um momento decisivo, assim como nossa tolerância. Palavras não impedem que as centrífugas girem, disse Bennett. Israel não permitirá que o Irã adquira uma arma nuclear.

Embora não tenha havido resposta imediata do Irã, Bennett, um político de extrema direita que se opõe à criação de um Estado palestino, provocou uma reação palestina furiosa depois de não mencionar o conflito de décadas entre israelenses e palestinos em seu discurso.

Bennett, que encerrou o mandato de 12 anos de Benjamin Netanyahu como primeiro-ministro em junho, quer que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, endureça sua posição contra o Irã, arquiinimigo regional de Israel. Ele se opõe aos esforços dos EUA para reviver o acordo nuclear com o Irã de 2015 que o antecessor de Biden, Donald Trump, abandonou em 2018.

As negociações indiretas entre o Irã e os Estados Unidos em Viena foram paralisadas enquanto Washington aguarda o próximo passo do novo presidente linha-dura do Irã, Ebrahim Raisi.

Bennett adotou um tom menos combativo nas Nações Unidas do que Netanyahu, que muitas vezes confiou em adereços para dramatizar suas acusações contra o Irã, uma abordagem que os críticos ridicularizaram como façanhas políticas.

Leia também|Sob sanções dos EUA, Irã e Venezuela fecham acordo de exportação de petróleo - fontes

Mas Bennett foi tão inflexível quanto Netanyahu foi ao se comprometer a fazer o que for necessário para impedir o Irã, que Israel vê como uma ameaça existencial, de construir uma arma nuclear. O Irã nega sistematicamente que está procurando uma bomba.

O programa de armas nucleares do Irã está em um ponto crítico. Todas as linhas vermelhas foram cruzadas, as inspeções ignoradas, disse Bennett. Eles estão escapando impunes.

Ele pediu uma ação internacional. Se nos empenharmos nisso, se levarmos a sério a ideia de pará-lo, se usarmos nossa desenvoltura, podemos prevalecer, disse Bennett.

Biden disse a Bennett nas conversas na Casa Branca em agosto que estava colocando a diplomacia em primeiro lugar com o Irã, mas se as negociações fracassassem, ele estaria preparado para recorrer a outras opções não especificadas.

Bennett também mirou em Raisi, referindo-se a ele como o açougueiro de Teerã e acusando-o de abusos dos direitos humanos contra seu próprio povo ao longo dos anos. Raisi, um clérigo xiita, está sob sanções dos EUA por acusações de abusos aos direitos humanos quando era juiz.

IGNORES CONFLITO ISRAELITA PALESTINO

Bennett não fez uma única menção direta aos palestinos em seus comentários, exceto para acusar o Irã de apoiar grupos militantes anti-Israel como o Hamas e a Jihad Islâmica.

Leia também|O Irã escapa da repreensão da AIEA, apesar de nenhuma 'promessa' em questões abertas

Bennett, que está no topo de uma coalizão ideologicamente diversa, foi anteriormente o líder do principal movimento de colonos na Cisjordânia ocupada.

A omissão deliberada de uma referência à Palestina reflete seu medo dela e mais uma vez prova à comunidade internacional que ele não é e não será um parceiro dos palestinos no processo de paz e negociação, disse o chanceler palestino Riyad al-Maliki à Reuters.

Biden, em seu discurso na ONU na semana passada, declarou renovado apoio dos EUA a uma solução de dois Estados, depois que Trump se distanciou desse antigo princípio da política dos EUA, mas disse que Israel e os palestinos estavam muito longe de alcançá-lo.

Os assessores de Biden estão cientes de que a pressão dos EUA para a retomada das negociações de paz há muito adormecidas pode desestabilizar a frágil coalizão israelense.

Dirigindo-se à Assembleia Geral na sexta-feira, o presidente palestino Mahmoud Abbas acusou Israel de destruir a solução de dois estados com ações que ele disse que poderiam levar os palestinos a exigir direitos iguais dentro de um estado binacional compreendendo Israel, Cisjordânia e Gaza.

Bennett se concentrou, em vez disso, nos acordos de normalização históricos de Israel intermediados pela administração Trump no ano passado com os Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Marrocos. Mais está por vir, disse ele.

Israel alardeava suas novas relações diplomáticas como uma forma de ajudar a forjar um baluarte regional contra seu inimigo comum, o Irã.

Autoridades palestinas disseram que se sentiram traídas por seus irmãos árabes por chegarem a acordos com Israel sem primeiro exigir progresso na criação de um Estado palestino.