EUA: homem armado do Walmart em Missouri diz que estava testando o direito de portar armas

Os promotores acusaram o homem que causou pânico em uma loja do Walmart em Springfield, Missouri, de fazer uma ameaça terrorista em segundo grau

Missouri walmart armado pistoleiro, eua leis sobre armas, us nra, us 2ª emenda, walmart armado pistoleiro em nós, notícias dos EUA, notícias do mundo,A polícia de Springfield responde a um Walmart em Springfield, Missouri, após relatos de um homem com uma arma na loja. (Fonte: Harrison Keegan / The Springfield News-Leader via AP)

Na sexta-feira, os promotores entraram com uma acusação de ameaça terrorista contra um homem de 20 anos que disse ter entrado em uma loja do Missouri usando armadura e carregando um rifle e uma pistola para testar se o Walmart honraria seu direito constitucional de portar armas.

O incidente, poucos dias depois de 22 pessoas terem morrido durante um ataque em outro Walmart em El Paso, Texas, causou pânico na loja de Springfield, Missouri. Dmitriy Andreychenko passou pelas filmagens de si mesmo com seu telefone celular na tarde de quinta-feira.

Nenhum tiro foi disparado e Andreychenko foi preso depois de ser parado por um bombeiro armado fora de serviço na loja.

O Missouri protege o direito das pessoas de portar armas de fogo, mas isso não permite que um indivíduo aja de maneira imprudente e criminosa colocando em risco outros cidadãos, disse o promotor do condado de Greene, Dan Patterson, em um comunicado anunciando a acusação. Patterson comparou as ações do homem a gritar fogo falsamente em um teatro, causando pânico.

Se condenado, a acusação criminal de fazer uma ameaça terrorista em segundo grau é punível com até quatro anos de prisão e multa de até US $ 10.000, de acordo com a promotoria. A acusação significa que ele mostrou um descuido imprudente pelo risco de causar uma evacuação ou causou conscientemente o medo de que vidas estivessem em perigo.

Eu queria saber se o Walmart honrou a Segunda Emenda, uma declaração de causa provável divulgada na sexta-feira com as acusações citadas por Andreychenko.

Andreychenko começou a se gravar com seu telefone enquanto ainda estava no carro estacionado no Walmart. Ele pegou o colete à prova de balas do porta-malas de seu carro e o vestiu antes de pegar um carrinho de compras e entrar na loja, de acordo com o comunicado.

Andreychenko disse que sua intenção era comprar sacolas de supermercado. O rifle tinha um carregador carregado inserido, mas uma bala não estava na câmara. Uma arma em seu quadril direito estava carregada com uma bala na câmara.

Ele disse que comprou o rifle e a armadura por causa de três tiros recentes e um esfaqueamento, e disse que queria se proteger.

Sua esposa, Angelice Andreychenko, disse aos investigadores que o avisou que não era uma boa ideia, acrescentando que ele era um menino imaturo.

Sua irmã, Anastasia Andreychenko, disse que ele perguntou se ela iria filmar ele entrando no Walmart com uma arma e ela também disse que era uma má ideia, de acordo com o depoimento de causa provável.

O depoimento não alega que ele apontou as armas para ninguém, embora os patronos no vídeo de vigilância pudessem ser vistos fugindo ao fundo.

O Walmart divulgou um comunicado na sexta-feira que elogiou as autoridades por impedirem o incidente de escalar. Ele disse que Andreychenko não é mais bem-vindo em suas lojas.

Este foi um ato imprudente destinado a assustar as pessoas, interromper nossos negócios e colocar nossos associados e clientes em risco, disse a porta-voz LeMia Jenkins. Aplaudimos as ações rápidas de nossos associados para evacuar os clientes de nossa loja e estamos gratos por ninguém ter se ferido.

Desde janeiro de 2017, o Missouri não exige permissão para abertamente ou ocultar o porte de arma de fogo para maiores de 19 anos. Aproximadamente 30 estados permitem o porte aberto de revólveres, rifles e espingardas em público sem autorização.

O Giffords Law Center to Prevent Gun Violence, de San Francisco, disse que seis estados geralmente proíbem o porte aberto de rifles e espingardas - Califórnia, Flórida, Illinois, Massachusetts, Minnesota e Nova Jersey - junto com o Distrito de Columbia, disse o centro jurídico.

Califórnia, Flórida e Illinois também geralmente proíbem o porte aberto de revólveres, assim como Nova York e Carolina do Sul.

Springfield fica a cerca de 165 milhas (266 quilômetros) ao sul de Kansas City, Missouri.