O procurador-geral dos EUA, William Barr, renuncia

Trump nomeou seu vice, Jeff Rosen, como procurador-geral interino.

O procurador-geral dos EUA, William Barr, renunciaO procurador-geral dos EUA, William Barr, faz comentários na Conferência de Coordenação Criminal da Securities and Exchange Commission (SEC) no prédio da Securities and Exchange Commission em Washington, EUA, 3 de outubro de 2019. (Reuters / Arquivo)

O procurador-geral dos Estados Unidos, William Barr, que recentemente discordou publicamente do presidente Donald Trump sobre as alegações de fraude eleitoral nas eleições presidenciais de 3 de novembro, renunciou.

Trump nomeou seu vice, Jeff Rosen, como procurador-geral interino.

Tive uma reunião muito agradável com o procurador-geral Bill Barr na Casa Branca. Nosso relacionamento tem sido muito bom, ele tem feito um excelente trabalho! De acordo com a carta, Bill partirá pouco antes do Natal para passar as férias com sua família ..., Trump anunciou no Twitter na noite de segunda-feira.

O procurador-geral adjunto Jeff Rosen, uma pessoa notável, será o procurador-geral interino. O altamente respeitado Richard Donoghue assumirá as funções de procurador-geral adjunto. Obrigado a todos! Trump disse enquanto tuitava a carta de demissão de duas páginas de Barr.

Barr, em sua carta, disse: Conforme discutido, passarei a próxima semana encerrando alguns assuntos importantes para o governo e partirei em 23 de dezembro.

Estou muito honrado por você ter me chamado para servir a sua administração e ao povo americano mais uma vez como Procurador-Geral. Tenho orgulho de ter desempenhado um papel nos muitos sucessos e realizações sem precedentes que você proporcionou ao povo americano. Seu recorde é tanto mais histórico porque você o conquistou em face de uma resistência implacável e implacável, acrescentou.

O congressista democrata David Cicilline alegou que Barr ajudou e foi cúmplice dos ataques de Trump nas eleições dos Estados Unidos.

Ele causou danos incalculáveis ​​à nossa democracia. Ele não fará falta, tuitou Cicilline.

O congressista Adam Schiff, presidente do Comitê de Serviços Armados da Câmara, alegou que Barr mentiu para encobrir Trump.

Investigações políticas iniciadas. Justiça subvertida e Estado de Direito. E reprimiu violentamente os manifestantes. Boa viagem. Agora, o trabalho de restaurar um sistema de justiça confiável e independente deve começar.