Comitê do Congresso dos EUA aprova projeto de lei para promover Mahatma Gandhi, os legados de Martin Luther King Jr

A lei autoriza o Departamento de Estado dos EUA, em cooperação com o governo indiano, a estabelecer um fórum educacional anual para acadêmicos de ambos os países que se concentra nos legados de Mohandas Karamchand Gandhi e Martin Luther King Jr.

Mahatma Gandhi US, Martin Luther King JrCo-patrocinado pelo congressista indiano-americano Ami Bera, o Gandhi-King Exchange Act foi aprovado pelo Comitê de Relações Exteriores da Câmara.

Um importante comitê do Congresso aprovou na quarta-feira um projeto de lei, escrito pelo ícone dos direitos civis John Lewis, para promover os legados de Mahatma Gandhi e Martin Luther King Jr.

Co-patrocinado pelo congressista indiano-americano Ami Bera, o Gandhi-King Exchange Act foi aprovado pelo Comitê de Relações Exteriores da Câmara. O projeto de lei estabeleceria uma iniciativa de intercâmbio entre os Estados Unidos e a Índia para estudar o trabalho e os legados de Mahatma Gandhi e Martin Luther King Jr.

John Lewis foi um herói dos direitos civis não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo. John lutou pelos direitos humanos, igualdade e justiça e democracia para todos. Assim como Gandhi e o Dr. King, o congressista Lewis moldou o mundo por meio de suas ações de não-violência, e sua história de vida irá reverberar ao longo da história, disse Bera.

Também busca desenvolver uma iniciativa de treinamento de desenvolvimento profissional em resolução de conflitos com base nos princípios da não violência; e estabelecer uma base para atender às prioridades sociais, ambientais e de saúde na Índia.

Em 2009, o congressista John Lewis liderou uma visita da delegação do Congresso à Índia para comemorar o 50º aniversário da peregrinação do Dr. King à Índia.

Inspirado por sua visita, o congressista Lewis criou o Gandhi-King Exchange Act para buscar aplicar as filosofias de Gandhi e do Dr. King Jr aos esforços de resolução de conflitos e aos desafios atuais das políticas.

O Gandhi-King Scholarly Exchange Initiative Act é um tributo adequado ao seu incrível legado, disse Bera, que é o membro indiano-americano do Congresso há mais tempo na história.

Como as maiores e mais antigas democracias do mundo, os EUA e a Índia têm uma longa tradição de defender esses valores compartilhados defendidos por figuras como Gandhi, King e o congressista Lewis. Mas eles estão cada vez mais sob ameaça em ambos os países, disse ele.

Esta legislação ajudará a garantir que esses valores perdurem e nos lembrará que, mantendo-nos fiéis a eles, incorporamos e vivemos de acordo com o melhor de nossas duas nações, disse Bera.

Observando que Gandhi e o Dr. King Jr foram líderes dedicados que lutaram por justiça social e mudança social, paz e direitos civis em suas respectivas comunidades, países e no mundo, o projeto de lei disse que o uso da desobediência civil não violenta é uma tática compartilhada que desempenhou um papel fundamental na derrota da injustiça social na Índia, nos Estados Unidos e em outras partes do mundo.

O projeto de lei, entre outras coisas, pede ao administrador da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) que estabeleça, em cooperação com o governo indiano, a Fundação Estados Unidos-Índia Gandhi-King para o Desenvolvimento.

A fundação deve identificar prioridades de desenvolvimento e administrar e supervisionar concessões concedidas de forma competitiva a entidades não governamentais privadas para abordar tais prioridades na Índia, incluindo iniciativas de saúde que abordam tuberculose (TB), água, saneamento e saúde (WASH), poluição e impactos relacionados à saúde ( PHI); poluição e mudanças climáticas; Educação; e empoderamento das mulheres.

Ele pede ao presidente e diretor executivo do Instituto da Paz dos Estados Unidos que desenvolva uma iniciativa de treinamento conhecida como Gandhi-King Global Academy. Terá como alvo representantes de governos, organizações não governamentais, organizações cívicas e grupos educacionais, culturais, femininos, civis e de direitos humanos, incluindo minorias religiosas e étnicas e comunidades marginalizadas em países com conflitos políticos, sociais, étnicos ou violentos em curso.

A academia incluiria um foco específico no sucesso de movimentos não violentos, inclusão e representação na resolução de conflitos; desenvolver um currículo sobre ferramentas de resolução de conflitos com base nos princípios da não violência; e disponibilizar o currículo ao público on-line, pessoalmente e por meio de diversos meios de comunicação.

Afirmando que o uso efetivo dos princípios de Gandhi pelo Dr. King Jr foi fundamental para o movimento americano pelos direitos civis, o projeto de lei diz que há uma longa história de movimentos pelos direitos civis e sociais nos Estados Unidos e na Índia.

À medida que a relação entre os Estados Unidos e a Índia evolui, uma base binacional por meio da qual os governos de cada país podem trabalhar juntos e catalisar o investimento privado para os objetivos de desenvolvimento forneceria uma instituição contínua e produtiva e um símbolo da amizade e ideais comuns dos respectivos governos e seus povos, dizia.

John Lewis morreu em 17 de julho aos 80 anos e foi contemporâneo do colega líder dos direitos civis, Dr. Martin Luther King Jr.