EUA: Pelosi estabelece votação na quinta-feira sobre infraestrutura e prevê projeto de lei de gastos sociais menor

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, usando uma máscara facial, caminha com funcionários após sua entrevista coletiva semanal em Washington na quarta-feira. (Foto: New York Times)

A presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, no domingo, definiu uma votação sobre o projeto de infraestrutura bipartidário de US $ 1 trilhão para quinta-feira e expressou confiança de que seria aprovado. O debate sobre a legislação, que foi aprovada no Senado com apoio democrata e republicano em 10 de agosto e ajudaria a financiar estradas, pontes, aeroportos, escolas e outros projetos de construção, começará na segunda-feira, acrescentou ela.

Pelosi ainda não definiu uma data para trazer ao plenário um projeto de lei de bem-estar social e clima maior, de US $ 3,5 trilhões - cujo custo dividiu seus colegas democratas - e disse que ainda está em negociação. Ela acrescentou que é evidente que a conta de gastos maiores pode diminuir de tamanho.

Agora estamos trabalhando junto com o Senado e a Casa Branca em mudanças nesta legislação histórica, acrescentou ela. Ambas as medidas são fundamentais para a agenda econômica do presidente democrata Joe Biden. Amanhã, 27 de setembro, começaremos o debate sobre a Estrutura da Infraestrutura Bipartidária no Plenário da Câmara e a votaremos na quinta-feira, 30 de setembro, dia em que expira a autorização de transporte terrestre, disse Pelosi em uma carta aos democratas divulgada por seu escritório.

[oovvuu-embed id = c2a316a9-28b6-4674-a766-65a78a4015e6 ″ frameUrl = https://playback.oovvuu.media/frame/c2a316a9-28b6-4674-a766-65a78a4015e6″ ; playerScriptUrl = https://playback.oovvuu.media/player/v1.js%5D

No início do domingo, Pelosi disse que não levaria o projeto de infraestrutura à votação até que tivesse certeza de que seria aprovado, mas expressou confiança sobre as perspectivas. Deixe-me apenas dizer que vamos aprovar o projeto esta semana, disse ela ao âncora desta semana da ABC News, George Stephanopoulos.

Questionado na Casa Branca no domingo se Pelosi tinha os votos de que precisava, Biden disse: Estou otimista sobre esta semana. Vai levar a maior parte da semana, eu acho, ele disse aos repórteres.

HIGH-STAKES WEEK

Os democratas até agora não conseguiram chegar a um consenso sobre o momento das duas medidas. Alguns legisladores progressistas insistem que a conta de infraestrutura de US $ 1 trilhão seja retida até que a medida maior esteja pronta. Os moderados querem que o projeto de lei de infraestrutura seja aprovado independentemente do progresso do pacote maior, que inclui disposições para expandir os cuidados de saúde para crianças e idosos e para investir em medidas para reduzir drasticamente as emissões atribuídas às mudanças climáticas.

Pelosi não abordou especificamente como as divisões dentro do Partido Democrata seriam superadas, mas disse que o valor final para a medida maior seria inferior a US $ 3,5 trilhões. Esse foi o número que nos foi enviado pelo Senado e pelo presidente. Obviamente, com a negociação, tem que haver algumas mudanças nisso, quanto mais cedo melhor, para que possamos construir nosso consenso para seguir em frente, disse ela.

O Comitê de Orçamento da Câmara avançou com o projeto de lei maior no sábado, relatando a legislação com uma recomendação favorável. Pelosi falava no início de uma semana de apostas altas para ambas as partes em Washington. O Congresso está se aproximando do prazo de quinta-feira para continuar financiando agências federais ou enfrentará a segunda paralisação parcial do governo em três anos.

Temos que garantir que manteremos o governo aberto e o faremos, disse Pelosi. No final de outubro ou início de novembro, o Tesouro dos EUA ficará sem dinheiro para pagar suas obrigações, o que significa que o governo enfrenta o risco de um default histórico se o Congresso o fizer. não agir.

O Senado realizará uma votação processual na noite de segunda-feira sobre a legislação que já foi aprovada pela Câmara para financiar o governo dos EUA até 3 de dezembro e suspender o limite de endividamento do país até o final de 2022. Republicanos dizem que se opõem ao projeto porque inclui uma suspensão do limite da dívida e, embora se oponham a permitir que o governo dos Estados Unidos dê o calote, eles querem que os democratas suspendam o limite da dívida sem seus votos.

Pelosi acusou os republicanos de serem irresponsáveis ​​e disse que o fracasso em estender o teto da dívida poderia