O presidente dos EUA, Obama, elogia a Grécia e denuncia austeridade da UE na última viagem ao exterior

Em sua última viagem à Europa, Obama elogiou os esforços da Grécia para reformar sua economia e disse que os Estados Unidos permaneceram 'ombro a ombro' com seu aliado da Otan durante os desafios que virão.

obama, barack obama, obama nato, obama greece, noticias de obama, aliados de obama, trunfo, noticias de trunfo, nato de trunfo, noticias mundiais, expresso indiano,O presidente dos EUA, Barack Obama, chega ao Aeroporto Internacional Eleftherios Venizelos de Atenas na terça-feira, 15 de novembro de 2016. O presidente Barack Obama chegou à Grécia na segunda-feira de manhã na primeira parada de sua última viagem ao exterior como presidente, a primeira visita à Grécia por um representante dos EUA presidente desde Bill Clinton em 1999 viagem. (Foto AP)

O presidente dos EUA, Barack Obama, em visita à Grécia, advertiu os líderes europeus na terça-feira contra confiar apenas na austeridade para enfrentar os problemas da dívida de economias em dificuldades e também pediu maior solidariedade com Atenas na questão da migração.

Veja o que mais está virando notícia

Em sua última viagem à Europa antes de entregar o poder a Donald Trump em janeiro, Obama elogiou os esforços da Grécia para reformar sua economia e disse que os Estados Unidos estão lado a lado com seu aliado da Otan nos desafios que virão.

A Grécia, cuja economia encolheu cerca de um quarto durante sete anos de recessão opressiva, espera que Obama consiga persuadir seus credores estrangeiros a reestruturar parte de sua dívida, que representa quase 180% da produção nacional.

Não podemos simplesmente olhar para a austeridade como uma estratégia, disse Obama após conversas com o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras.

Nosso argumento sempre foi que quando a economia se contrai tão rápido, quando o desemprego é tão alto, que também deve haver uma agenda de crescimento para acompanhar isso e é muito difícil imaginar o tipo de estratégia de crescimento que é necessária sem algum alívio da dívida. mecanismo, disse Obama.

Atenas assinou um terceiro pacote de resgate econômico de até 86 bilhões de euros (US $ 93 bilhões) em meados de 2015, mas diz que precisa de uma reestruturação da dívida de longo prazo para sair da crise - uma mensagem repetida na terça-feira por Tsipras, um esquerdista cuja popularidade está diminuindo.

Obama deve visitar a Alemanha na quarta-feira, o principal campeão da austeridade econômica na zona do euro.

NÃO PRECISAMOS DE PROTETORES!

Nem todos os gregos ficaram felizes em ver Obama, o primeiro presidente dos EUA a visitar o país desde Bill Clinton em 1999.

Cerca de 7.000 gregos se reuniram ao anoitecer no centro de Atenas para protestar contra a visita de Obama e as medidas de austeridade do governo de Tsipras.

Não precisamos de protetores! um banner lido. Outro exclamou: os ianques vão para casa!

O país de 11 milhões de habitantes também está no centro da crise de imigração na Europa. Mais de 60.000 pessoas estão presas na Grécia depois que sua jornada para a Europa foi fechada este ano, quando as fronteiras foram fechadas nos Bálcãs.

É importante que não tenhamos nenhum país suportando todo o peso desses desafios, disse Obama.

Organizações humanitárias pediram a Obama que pressionasse a necessidade de uma resposta europeia ao problema e exigisse que os países mais ricos recebessem uma parcela maior de refugiados.

O presidente Obama deve usar sua visita para chamar a atenção não apenas para as condições péssimas para dezenas de milhares de refugiados presos na Grécia, mas também para o fracasso dos líderes mundiais em abordar adequadamente a crise global de refugiados, disse o diretor da Amnistia Internacional para a Europa, John Dalhuisen.

Obama, que está em Atenas até a tarde de quarta-feira, estava hospedado em um luxuoso resort à beira-mar em uma península ao sul de Atenas, a menos de 15 km (9 milhas) de um aeroporto abandonado que está abrigando temporariamente centenas de migrantes e refugiados.

As crianças brincavam do lado de fora do terminal abandonado por meio de varais amarrados com roupa suja. Alguns se sentaram em um sofá velho e surrado enquanto a comitiva de Obama passava por eles.

Queremos que Obama venha nos ver aqui, como estamos vivendo como prisioneiros, disse Hatzi Naser, 42, do Afeganistão, ainda atolado em conflitos mais de uma década desde que as forças dos EUA expulsaram o Talibã após os ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos .

Ele é a razão de estarmos aqui, por causa da guerra de seu exército. Queremos que ele venha e veja a sujeira em que estamos vivendo.