O que a cor do cocô de um bebê diz sobre sua saúde?

recém-nascido, cor do cocô infantil, o que indicam as cores do cocô para bebês, cor e consistência das fezes em recém-nascidos, o que os pais precisam saber sobre o bebêA cor do cocô de um bebê às vezes muda conforme ele cresce. Por exemplo, quando um bebê começa a comer alimentos sólidos, a cor de seu cocô pode mudar. (Foto do arquivo)

Dr. Santosh Kumar

Durante os primeiros dias, semanas e meses de vida, o cocô de um bebê muda de cor e consistência, e uma grande variedade de cores é comum. As principais causas das alterações na cor das fezes em bebês são idade, dieta e saúde. A cor das fezes de um bebê pode ser afetada tanto pela amamentação quanto pela alimentação com fórmula. O cocô vermelho ou branco pode sugerir um problema de saúde. De outra forma, pode-se esperar uma grande variedade de cores. Qualquer pessoa que pense que um bebê está sofrendo de diarreia ou prisão de ventre deve consultar um médico.

Cores de cocô e suas causas

A cor das fezes de um bebê pode mudar devido a uma variedade de fatores. A seguir estão algumas cores comuns e suas causas:

A cor preta

O preto é uma boa cor para as fezes em recém-nascidos com menos de um ano. Após esse período de tempo, ele pode sugerir um problema de saúde. Um bebê passa mecônio nas primeiras 24 horas de vida. Este é um banco preto substancial. Células, líquido amniótico, bile e muco ingeridos durante o útero constituem essa substância. O mecônio é normalmente inodoro, pois é estéril. Uma criança transfere mecônio nos primeiros dias de sua vida. Do preto ao verde escuro e depois ao amarelo, a cor deve mudar gradualmente. As fezes não podem mais ser pretas após uma semana de vida. Procure ajuda médica se a cor preta persistir. Isso pode indicar que há algum sangramento gastrointestinal.

TAMBÉM LEIA|O que causa enurese em seu filho? Um guia para pais

A cor amarela

Esta é uma cor típica para diarreia de um bebê amamentado. Suas fezes são tipicamente de uma cor amarela escura. Ele pode conter pequenas manchas. Essas manchas são compostas de leite materno e são totalmente inofensivas. O cocô de bebês amamentados é frequentemente caracterizado como 'decadente'. As chamadas sementes parecem coalhada de queijo cottage, mas são amarelas.

Marrom ou laranja é uma cor

Esta é uma cor comum para a diarreia de um bebê alimentado com fórmula. Quando um bebê bebe leite, seu cocô é marrom claro ou laranja. Pode ser um pouco mais escuro e firme do que as fezes de um bebê amamentado.

Cocô verde é um fenômeno comum em bebês. A seguir estão algumas causas potenciais:

Provavelmente um resfriado ou inseto estomacal, uma alergia alimentar ou aversão a antibióticos, seja no bebê ou no tratamento da mãe que amamenta para icterícia e má digestão, normalmente porque o bebê consumiu mais alimentos verdes do que o normal na dieta da mãe que amamenta. O cocô de alguns bebês é normalmente ligeiramente verde. O cocô verde não é realmente um motivo de alarme se o bebê está ganhando peso e parece feliz.

TAMBÉM LEIA|Olho preguiçoso: cuidado com esses sinais em crianças

A cor vermelha

Esta não é uma boa cor e definitivamente não é um sinal de saúde. Como há sangue nas fezes, geralmente é o pai / mãe vermelho que deve procurar atendimento médico, se necessário. É possível que o bebê tenha um problema de saúde ou tenha engolido uma pequena quantidade de sangue. Se os mamilos de uma mãe que amamenta estiverem quebrados ou sangrando, isso pode acontecer. O sangramento do traseiro do bebê é outra fonte de cocô vermelho.

A cor branca

Esta não é uma boa cor para as fezes. O cocô branco é raro e pode significar um problema de fígado. A icterícia, por exemplo, é comum em recém-nascidos, afetando até 80 por cento deles durante os primeiros dias de vida. Nas primeiras duas semanas, normalmente desaparece. Verifique a cor do cocô do seu bebê se você suspeita que ele ainda tem icterícia após 14 dias. O cocô claro ou branco pode indicar doença hepática. O xixi amarelo é outro aviso a observar.

TAMBÉM LEIA|O que é 'hora da barriga' para as crianças?

Quando você vai ao médico?

A cor do cocô de um bebê às vezes muda conforme ele cresce. Por exemplo, quando um bebê começa a comer alimentos sólidos, a cor de seu cocô pode mudar. As alterações na cor também podem ser causadas por alimentos não digeridos nas fezes. Cores estranhas, como laranja, não significam um problema de saúde. A cor das fezes pode mudar por um curto período antes de retornar ao tom original.

O médico pode medir os níveis de bilirrubina do bebê se ele tiver fezes brancas ou claras. A bilirrubina é uma substância que auxilia na eliminação de resíduos do corpo. Existem duas formas de bilirrubina e tomar uma em excesso pode ser prejudicial à saúde. As exceções são branco, vermelho e preto, que podem significar um problema de saúde. Além disso, se houver muito muco presente ou se ocorrer nas fezes regularmente, isso pode indicar uma infecção.

Se você tiver alguma dúvida sobre o bem-estar de uma criança, consulte um médico. A cor do cocô pode ser um bom indicador da saúde de um bebê. Se seu bebê está se alimentando, dormindo bem e ganhando peso, não há necessidade de pânico.

(O escritor é um pediatra consultor e neonatologista no Hospital Maternidade, Banashankari, Bengaluru)