Por que as mangas são boas para seus filhos neste verão e receitas para experimentar

As mangas são facilmente digeríveis devido à sua polpa mole e podem ser introduzidas aos oito meses de idade. O alto teor de fibras reduz a constipação e outros distúrbios gastrointestinais.

manga, fruta de verão, benefícios de manga para crianças, receita de mangaA manga é a fonte mais rica de beta-caroteno e carboidratos. (Fonte: Getty Images)

Por Dr Seema Khanna

A manga é a fruta mais consumida no mundo. Também chamado de rei das frutas, é a fonte mais rica em beta-caroteno e carboidratos, uma fonte instantânea de energia. Frutas amarelas como a manga contêm beta-caroteno, um precursor da vitamina A. Cerca de 100 gramas de manga contêm 16,9 gramas de carboidratos, 74 kcal de calorias ou energia (2.743 mg de caroteno, que é 10 por cento da RDA). Esta fruta também é uma fonte rica em Vitamina C que auxilia o seu sistema imunológico e ajuda a absorver o ferro, promovendo o crescimento e a reparação.

As crianças no período de estirão de crescimento precisam de nutrientes mais do que o recomendado. As mangas são facilmente digeríveis para as crianças devido à sua polpa mole e podem ser introduzidas aos oito meses de idade. O alto teor de fibras reduz a constipação e outros distúrbios gastrointestinais. O antioxidante zeaxantina encontrado nas mangas filtra os nocivos raios azuis da direita e desempenha um papel protetor na saúde dos olhos e possivelmente evita danos de degeneração muscular, prevenção da asma, câncer, saúde óssea e doenças cardíacas. Como esta fruta é rica em Vitaminas A e C, é muito benéfica para a pele das crianças.

receita de manga, benefícios de manga para criançasPrepare smoothies de manga para crianças. (Fonte: Getty Images)

Quase todas as crianças gostam de manga devido ao seu sabor agridoce. Manga misturada com coalhada é uma bebida probiótica muito saudável. Para crianças menores de um ano, amasse a polpa de manga, acrescente açúcar e uma pequena quantidade de leite para dar ou prepare um batido de manga fino ou leve. As mangas verdes cruas, depois de descascadas e sem sementes, podem ser cozidas no vapor, cobertas com uma boa quantidade de açúcar, sal preto, asafetida (hing) e sementes de cominho torradas para Aam Panna. Depois de cozido no vapor corretamente, bata bem a mistura, acrescente água e prepare um líquido fino e leve à geladeira. Esta bebida ajuda a prevenir movimentos soltos e derrames de calor.

Além disso, as crianças também adoram frooti feito na hora. Isso pode ser feito usando polpa de manga e misturando-a com água. Você também pode adicionar pudhina e jeera a gosto. Esta bebida é boa para crianças com intolerância à lactose.

Receitas de manga

Batido de chá gelado de manjericão

Pegue a polpa de manga madura, 3/4 xícara de chá embebido em água quente e resfriado, 2 folhas grandes de manjericão ou 4 de tamanho médio, um adoçante e uma boa quantidade de gelo. Misture tudo em uma mistura. Sirva imediatamente.

Palitos de manga

Existem muitas maneiras de comer uma fruta. Geralmente comemos como salada ou com milkshakes. Mas com as mangas a história é diferente. Pode ser apreciado sozinho. Pegue uma manga madura e descasque-a. Retire a semente com um espeto. A partir do fundo, comece a cortá-lo em pétalas. Isso o torna mais atraente para as crianças, mas se parecer muito demorado e difícil, basta cortá-lo em pedaços e espremer meio limão, permitindo que entre em todas as pétalas. Polvilhe uma pitada de sal, pimenta em pó ou nosso próprio chaat masala sobre ele e divirta-se.

Creme de manga

Faça um purê de manga madura. Adicione 1/4 da quantidade de leite frio e creme em pó. Misture bem para evitar grumos. Em outra tigela, bata o creme de leite fresco e o açúcar de confeiteiro em uma tigela e reserve. Aqueça o leite em uma panela e acrescente o açúcar. Aqueça por dois minutos e adicione o creme em pó e a mistura de leite. Em seguida, adicione a mistura de purê de manga. Aqueça toda a mistura até o creme ficar espesso. Retire em uma tigela e adicione creme de leite fresco. Você pode cobri-lo com cerejas, amêndoas ou passas. Leve à geladeira antes de servir.

(O escritor é um nutricionista consultor.)