Por que a paternidade pacífica é melhor do que a paternidade tradicional

paternidade pacíficaSeja compassivo e compreensivo como pai.

Por Pankaj Kumar Singh

Os métodos parentais que utilizam o poder da agressão, do medo e do desconforto reduzem as capacidades cognitivas da criança e deixam-na com uma carga emocional insuportável, que muitas vezes dura a vida toda. A instabilidade emocional que estimula a educação agressiva causa complicações adicionais. Altos níveis de estresse e ansiedade podem levar a problemas corporais, como hipertensão, doenças cardíacas e assim por diante. As complicações mentais incluem depressão e uma diminuição notável no autocontrole e na capacidade de adiar a gratificação.

Uma paternidade pacífica não incentiva a agressão e a violência. Não só ser pai sem punição é uma opção, mas é essencial para apoiar a criança a fazer escolhas a partir de um lugar de integridade, em vez de medo de desaprovação ou desejo de recompensa. Criar uma cultura de respeito mútuo, escuta, sensibilidade aos sentimentos de cada pessoa e resolução de problemas diplomáticos promove a comunicação na família que se baseia mais na integridade, respeito e compaixão. Essa abordagem difere de muitas abordagens mais tradicionais porque os pais são ensinados a se relacionar principalmente com os sentimentos subjacentes ao comportamento e a responder principalmente aos sentimentos. Muitas abordagens parentais focam na mudança do comportamento de uma criança usando técnicas que envolvem o tempo limite e criando consequências artificiais para a criança.

Leia também | 5 regras para pais new age: helicóptero, tigre ou apenas criação regular?

Aqui estão 5 dicas úteis que o ajudarão a se tornar um pai pacífico:

Crie segurança

Quando seu filho mostrar a você seus aborrecimentos, fique calmo. Não leve para o lado pessoal. Quanto mais você for compassivo e receptivo, mais ele se sentirá seguro o suficiente para mostrar a ferida por trás de sua raiva. A raiva é apenas a resposta de luta do corpo a esses sentimentos ameaçadores. Expressar essas lágrimas e medos é curativo. Uma vez que ele os compartilhe com você e nem mesmo precise saber do que se trata ou usar palavras, esses sentimentos vão evaporar, e ele não vai precisar daquele peso no ombro para se proteger. Se ela está presa com raiva, crie mais segurança sendo o mais compassivo que puder sobre o que o está incomodando. Se isso não for suficiente para ajudá-lo a chorar, e ele continuar com raiva, é um sinal de que ele precisa de mais empatia diária e mais risos diários com você. Ambos geram confiança.

Leia também | Cortador de grama para Allo, você já ouviu falar dessas tendências para os pais em 2019?

Continue estabelecendo limites

Você se torna mais flexível ao ver isso do ponto de vista do seu filho com mais frequência, e isso é uma coisa boa. Mas você ainda precisará definir muitos limites. A chave é definir o limite antes de ficar com raiva, enquanto você ainda tem senso de humor e pode sentir empatia com a perspectiva dele. Você gostaria de nunca ter que parar de jogar e se preparar para dormir, não é? Aposto que quando você crescer, você vai jogar a noite toda, todas as noites, não é ?! E agora, é hora do seu banho. Reconhecer a perspectiva de seu filho ao definir o limite é o que os ajuda a cooperar com você.

Evite tempos limite, pois eles criam mais mau comportamento

Os intervalos, embora infinitamente melhores do que bater em seu filho, são apenas outra versão de punição por banimento e humilhação. Embora sejam uma forma mais humana de intimidação do que a disciplina física, eles deixam as crianças sozinhas para controlar suas emoções confusas, de modo que minam a inteligência emocional e corroem, em vez de fortalecer, seu relacionamento com seu filho. Eles iniciam uma luta pelo poder e só funcionam enquanto você é maior.

Invista na construção de um relacionamento com seu filho

Passar um tempo de qualidade com seu filho pode contribuir muito para estabelecer as bases de um relacionamento amoroso. Com o amor e a atenção que a criança recebe, não só ela florescerá, como também ajudará a construir um relacionamento de confiança que permitirá que a criança confie em você. Bem feito, em meio a toda a diversão e jogos, esse momento de união também proporcionará muitos momentos de aprendizado onde você poderá ensinar lições importantes ao seu filho.

Reflita sobre sua própria infância

Muitos de nós desejam ser pais de maneira diferente de nossos pais. Mesmo aqueles que tiveram uma infância feliz podem querer mudar alguns aspectos de como foram criados. Mas muitas vezes, quando abrimos nossas bocas, falamos como nossos pais falavam. Refletir sobre nossa própria infância é um passo para entender por que somos pais dessa maneira. Anote as coisas que você gostaria de mudar e pense em como faria de forma diferente em um cenário real. Tente estar atento e mudar seu comportamento na próxima vez que essas questões surgirem.

(O escritor é o Diretor Administrativo, Jalsa Ventures Pvt Ltd, Cambridge Montessori Pre-School.)