Por que gritar não é a melhor maneira de disciplinar seu filho

Repreender ou submeter uma criança a punições físicas pode parecer um fenômeno comum. Para a maioria dos pais, é a forma aceita e 'normal' de controlar as ações de seus filhos. O que deixamos de levar em consideração é o tipo de impacto que isso teria nas crianças.

gritando com criançasEstudos em todo o mundo têm mostrado como repreender e espancar crianças pode afetar seu desenvolvimento. (Fonte: Getty Images)

O impacto dos métodos disciplinares violentos nas crianças depende da cultura ou comunidade a que pertencem.

Pais gritando e punindo seus filhos para discipliná-los não é exatamente uma cena rara em nosso país. Os pais, na maioria das vezes, tendem a ficar impacientes e exaustos com o comportamento indisciplinado de seus filhos. Nesses casos, o melhor recurso para ensinar uma lição aos filhos é repreendê-los ou espancá-los.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Bornsmart, uma organização de pais, em 2015, cerca de 80 por cento dos pais admitiram bater em seus filhos. Em todo o mundo, cerca de 300 milhões de crianças de dois a quatro (três em quatro) sofrem disciplina violenta por parte de seus cuidadores regularmente, enquanto 250 milhões (cerca de seis em cada 10) são punidas por meios físicos, conforme mencionado pelo Unicef ​​em um relatório .

Como a repreensão ou o castigo físico afetam as crianças?

Lembre-se do vídeo de uma menina chorando enquanto era educada por sua mãe, que se tornou viral nas redes sociais. O comportamento da mãe irritou os internautas, incluindo Virat Kohli, que falou sobre como intimidar uma criança não era a melhor maneira de ensinar. Em vez disso, esses métodos violentos, por sua vez, podem afetar o bem-estar da criança.

O Ministério da Mulher e do Desenvolvimento Infantil proibiu o castigo físico nas escolas, em 2010, embora algumas escolas continuem a infringir as regras. Os pais, por outro lado, são mais comumente conhecidos por exercê-la como a ferramenta mais eficaz para a disciplina. Estudos realizados em todo o mundo mostraram como o uso de métodos disciplinares violentos pode colocar a criança em risco de desenvolver níveis elevados de ansiedade e estresse. Não apenas a saúde mental, mas também pode impactar o desenvolvimento geral da criança, disse a psicóloga infantil Dra. Dharendra Kumar ao Express Parenting. Repreender ou submeter a criança a castigos corporais também pode afetar seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Quando o castigo físico é severo, ele também pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo - impactando assim suas atividades cotidianas, incluindo estudos, especialmente se ele ou ela é atingido nas partes superiores do corpo. As duas coisas mais comuns de que as crianças tendem a sofrer, quando submetidas a gritos e castigos físicos com frequência, são depressão e ansiedade, disse ele.

Além disso, o exercício do castigo corporal sobre as crianças também pode levá-las a comportamentos anti-sociais no futuro, conforme documentado em vários países do mundo. Um estudo de 2013 realizado por Murray A Straus, da Universidade de New Hampshire, revelou como crianças de várias culturas que foram espancadas cometeram mais crimes quando adultos do que crianças que não foram espancadas, independentemente da qualidade de seu relacionamento com seus pais.

Fonte: Getty Images

Como o impacto da repreensão ou castigo corporal varia entre as culturas

O impacto dos métodos disciplinares violentos nas crianças depende ainda mais da cultura ou comunidade a que pertencem. O impacto pode variar em relação à sua aceitação como meio de ensinar uma criança em uma cultura particular. O impacto seria comparativamente menor na Índia, por exemplo, em comparação com alguns outros países, onde as crianças não estão acostumadas a essas formas de disciplina. A cultura tende a moderar o impacto, explicou o Dr. Kumar.

O impacto varia ainda mais em todos os estratos da sociedade indiana. Em famílias rurais, por exemplo, gritar ou punir crianças é bastante comum, sendo que seu impacto no desenvolvimento infantil seria comparativamente menor. Mas em espaços onde não é a norma, mas acontece com uma criança particular, o efeito é muito mais, acrescentou.

A pesquisa de opinião 'Play It Safe' conduzida pela Unicef, NINEISMINE e Mumbai Smiles, envolvendo entrevistas com quase 5.000 crianças em Maharashtra, descobriu que as crianças em áreas rurais sofreram mais castigos físicos em casa do que aquelas em cidades e vilas - três em cada cinco crianças em áreas rurais; dois em cada cinco em áreas urbanas - e foram esbofeteados, forçados a ficar do lado de fora de suas casas, trancados em um quarto ou tiveram suas orelhas puxadas como punição.

O Unicef ​​Índia fala sobre como até mesmo um pequeno tapa transmite a mensagem de que a violência é a resposta apropriada a conflitos ou comportamentos indesejados. A agressão gera agressão. As crianças submetidas a punições físicas mostraram ser mais propensas do que outras a serem agressivas com os irmãos; intimidar outras crianças na escola; participar de comportamentos agressivamente anti-sociais na adolescência; ser violento com seus cônjuges e filhos e cometer crimes violentos.