Mulheres em uma missão: Conheça a mulher que está abrindo portas para jovens mulheres na ciência e na pesquisa

A Dra. Christine Cheung é bióloga por formação e uma potência em pesquisa. Ela está dando um exemplo para aspirantes a pesquisadoras, trabalhando ativamente em uma pesquisa para prevenir doenças dos vasos sanguíneos

como se dar um chupão com uma colher

Fotografia de Veronica Tay

Se alguém tem uma visão clara e uma determinação inabalável de aproveitar o poder da pesquisa para descobertas que mudam vidas, é a Dra. Christine Cheung. O biólogo vascular está em uma busca de uma década para encontrar uma maneira de prever com precisão se os pacientes são propensos a doenças dos vasos sanguíneos, como acidente vascular cerebral e demência.

A pesquisa da jovem de 35 anos resultou em ela ser nomeada uma homenageada - e a única que era uma mulher - no Prêmio Dez Notáveis ​​Jovens de Cingapura de 2018 pela Junior Chamber International Singapore.

O Dr. Cheung trabalha continuamente para convencer os filantropos locais da necessidade de financiar pesquisas científicas básicas para seus benefícios humanos e médicos de longo alcance.

A pesquisa exploratória básica - ao contrário da pesquisa com uma aplicação específica, como para a cura ou prevenção de uma doença - pode parecer 'sem objetivo' para os investidores, mas na verdade é muito necessária, explica ela.

É a pesquisa básica que fornece evidências de que importantes descobertas e descobertas vêm. Para que a ciência se fortaleça como empresa, deve haver conhecimento fundamental real.

O próximo passo para ela é o palco mundial. O Dr. Cheung foi selecionado como um dos 40 cientistas da Comunidade de Jovens Cientistas do Fórum Econômico Mundial, que tem a tarefa de ajudar líderes políticos e empresariais mundiais a entender o impacto da ciência nas questões globais. Seu compromisso de dois anos começou em julho com uma conferência global em Dalian, China.

como acessar o cavaleiro oco da colmeia

Foto: Ong Wee Jin para o Straits Times

Mais perto de casa, ela tem outra causa para defender: tendo enfrentado os desafios de trabalhar no campo de pesquisa dominado pelos homens, ela quer servir de exemplo para outras mulheres e mostrar a elas que elas também podem seguir essas carreiras.

O fascínio da Dra. Cheung pela ciência começou na adolescência, quando ela viu uma foto do rato da orelha Vacanti (um rato de laboratório que tinha cartilagem em forma de orelha humana crescida nas costas na década de 1990).

Agora, ela lidera uma equipe de pesquisa composta principalmente por mulheres no Laboratório de Medicina Molecular e Vascular da Universidade Tecnológica de Nanyang, onde também é professora assistente na Escola de Medicina Lee Kong Chian.

Eu acredito fortemente na orientação, declara o Dr. Cheung. Eu mantenho minhas portas abertas, passo tempo com minha equipe e alunos, discuto suas aspirações de carreira e abordo questões como os desafios de ter um bebê durante o doutorado ou como lidar com situações em que outros competem por seus recursos.

O Dr. Cheung, que tem uma figura confiante, mas maternal, acrescenta: As mulheres estão sub-representadas na pesquisa porque requer estudos de pós-graduação que ocupam o seu tempo desde os seus 20 anos até 30 anos, que é quando muitas pessoas querem começar uma família . Podemos ter tudo, ela insiste. Mas não devemos tentar alcançar tudo ao mesmo tempo.

a ligação do cordão umbilical isaac

A Dra. Cheung, mãe de uma menina de três anos, conta: Esperei até terminar meu doutorado para me casar aos 31 e ter minha filha, Clare, um ano depois. Enfrente uma coisa grande de cada vez e com a mente clara para que possa se concentrar em se destacar e ter uma chance maior de sucesso.

Isso foi publicado pela primeira vez na edição de agosto de nossa revista.