A maior ponte suspensa para pedestres do mundo é inaugurada em Portugal

Escondida entre montanhas rochosas cobertas por uma vegetação luxuriante e flores amarelas dentro do Arouca Geopark reconhecido pela UNESCO, a ponte paira 175 metros acima do rio Paiva.

A ponte está agora aberta para residentes locais em Arouca, Portugal. REUTERS / Violeta Santos Moura

Hugo Xavier se tornou uma das primeiras pessoas a cruzar a ponte suspensa para pedestres mais longa do mundo quando ela foi inaugurada na quinta-feira perto de sua pequena cidade natal, Arouca, no norte de Portugal.

Oh ... lá vamos nós !, disse o velho de 42 anos ansiosamente enquanto reunia coragem suficiente para pisar no caminho da grade de metal transparente da ponte de 516 metros de comprimento (1693 pés) ao lado de seu parceiro igualmente nervoso e um guia turístico.

A paisagem é tranquila, mas a travessia não é para os fracos. Sustentada por cabos de aço e duas torres maciças de cada lado, ela balança um pouco a cada passo.

Eu estava com um pouco de medo, mas valeu a pena, um aliviado Xavier disse já do outro lado. Foi extraordinário, uma experiência única, uma descarga de adrenalina.

As pessoas caminham na ponte pênsil para pedestres mais longa do mundo, ‘516 Arouca’. REUTERS / Violeta Santos Moura

Os moradores esperam que a atração, que custou cerca de 2,3 milhões de euros (2,8 milhões de dólares) e levou cerca de dois anos para ser construída, ajude a reviver a região, especialmente após a devastadora pandemia de COVID-19.

É uma lufada de ar fresco para a nossa terra porque vai atrair mais investimentos, mais gente, disse o guia turístico Emanuel, acrescentando que a região está a envelhecer rapidamente à medida que muitos jovens se mudam para as grandes cidades. Vai trazer uma nova dinâmica à Arouca.

A ponte foi aberta apenas para moradores locais na quinta-feira, mas a partir de segunda-feira todos podem marcar uma visita. (Reuters)

Em pé na ponte, a prefeita de Arouca, Margarida Belém, disse que a ponte faz parte de uma estratégia mais ampla para incentivar mais pessoas a se deslocarem e permanecerem na região.

Houve muitos desafios que tivemos que superar ... mas conseguimos, disse o prefeito visivelmente orgulhoso à Reuters. Não há outra ponte como esta no mundo.