Jovens imigrantes gritam com a líder democrata Nancy Pelosi

Dezenas de manifestantes marcharam para o evento de Nancy Pelosi em San Francisco, mostrando seu descontentamento com seus recentes encontros com o presidente Donald Trump sobre o programa que protege jovens imigrantes da deportação.

Nancy Pelosi, Imigrantes, Imigrantes dos EUA, Sonhos, Sonhadores dos EUA, Notícias do mundo, Indian ExpressA líder da minoria na Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, fala durante uma coletiva de imprensa no Capitólio em Washington, EUA, em 7 de setembro de 2017. REUTERS / Joshua Roberts / Foto de arquivo

Nancy Pelosi, a principal democrata na Câmara dos EUA, disse que entende os temores dos jovens imigrantes depois que eles gritaram com ela na segunda-feira em um evento onde ela planejava angariar apoio para uma legislação que concederia status legal a imigrantes como eles.

Estamos nesta luta para vencer para os sonhadores, quando é mais fácil e quando é mais difícil, disse ela aos repórteres depois de um evento semelhante, mas mais silencioso, em Sacramento.

Sonhadores é um apelido usado para jovens imigrantes trazidos ilegalmente para o país quando crianças ou por pais que ultrapassaram o prazo de validade dos vistos.

Eu entendo o medo que eles têm, disse Pelosi.

Dezenas de manifestantes marcharam para o evento em San Francisco, sua cidade natal, mostrando seu descontentamento com os recentes encontros com o presidente Donald Trump sobre o programa que protege jovens imigrantes da deportação. Os manifestantes pediram uma reforma que dê status legal a todos os imigrantes no país, não apenas aos jovens.

Os democratas criaram uma máquina de deportação fora de controle, gritaram os manifestantes. Os democratas não são a resistência a Trump.

Depois de sorrir e ocasionalmente tentar falar durante grande parte do protesto, um agravado Pelosi disse aos manifestantes para pararem agora, pouco antes de ela ser levada para fora da sala.

Na semana passada, Pelosi e o líder democrata do Senado Chuck Schumer se reuniram com Trump duas vezes e discutiram um acordo para fornecer status legal para jovens imigrantes. Trump disse no início de setembro que interromperá o programa se o Congresso não agir para continuá-lo.

Schumer e Pelosi disseram que chegaram a um acordo com a Casa Branca que não incluía financiamento para o prometido muro de fronteira de Trump. Mas a Casa Branca e os republicanos do Congresso dizem que nada está finalizado.

Em Sacramento, Pelosi disse novamente que os democratas acreditam que têm um acordo com Trump para apoiar um projeto de lei limpo, sem segurança na fronteira ou outros anexos.

Dissemos a ele que não havia parede e ele disse que eu entendo isso, disse Pelosi. Ele está recebendo muitas críticas dos republicanos.

Os organizadores do protesto de São Francisco disseram que continuarão a pressionar os democratas por uma reforma da imigração que inclua um caminho para a cidadania para todos os imigrantes.

Eu sei que algumas pessoas pensam que isso prejudica a causa dos indocumentados, mas os indocumentados sempre serão bodes expiatórios, Luis Serrano, um dos organizadores do grupo, disse ao San Francisco Chronicle. Acreditamos em empurrar as pessoas que dizem que estão do nosso lado, não aquelas que não estão.

Pelosi não é o único democrata da Califórnia a enfrentar as críticas relacionadas a Trump. Em agosto, a senadora norte-americana Dianne Feinstein, também de San Francisco, foi vaiada depois de pedir paciência para lidar com Trump, dizendo que esperava que ele mudasse para melhor.

O líder do Senado estadual da Califórnia, o democrata Kevin de Leon, sugeriu que os comentários tornaram Feinstein cúmplice do que ele chamou de comportamento imprudente de Trump.

Pelosi, entretanto, disse à Associated Press na sexta-feira que ela e Schumer estão procurando maneiras de construir confiança e segurança com Trump. Ela disse que não importa se ela e Trump gostam ou não um do outro.

Agora, quero que ele goste dos Dreamers, disse ela.

Diana Campos, uma estudante de 23 anos que participou do evento de Pelosi em Sacramento, disse que o DREAM Act que Pelosi está promovendo não vai longe o suficiente porque não protege os pais de jovens imigrantes. Campos disse que seus pais a trouxeram do México para os Estados Unidos antes de seu primeiro aniversário.

Eu não quero um DREAM Act que vai prejudicar meus pais, disse ela. É tudo ou nada.

Elizabeth Garcia-Garfias, uma estudante de 22 anos no evento de Sacramento, disse que gostou da demonstração de apoio de Pelosi e de vários membros democratas do Congresso que se juntaram a ela.

Fiquei satisfeita por agora, por hoje, disse ela. Ainda há muitas coisas para resolver.